O Grupo A Hora acompanha a degradação da antiga Casa Born, às margens do Rio Taquari, em Lajeado. Não foram poucas as matérias referentes à necessária conservação daquele belíssimo prédio histórico e, mesmo assim, a destruição é quase completa. De toda a estrutura, restou apenas a fachada. Mas, ainda é possível aproveitar e valorizar a beleza arquitetônica. Para tal, o governo de Lajeado poderia seguir o exemplo de Campo Bom (RS), que transformou o antigo prédio da fábrica de calçados Vetter e Cia (foto), construído em 1890, em um espaço para atividades comunitárias.
A construção do Largo Irmãos Vetter foi finalizada em 2004. O espaço foi projetado para o desenvolvimento de atividades culturais e recreativas da comunidade e região, como a feira do livro, feiras de artesanato, exposições de artes, shows, teatros, entre outros. O local conta com uma chaminé/mirante com 40 metros de altura, anfiteatro, praça de brinquedos com gramado sintético, espelho d’água, mandalas, chafariz e outros monumentos. É um exemplo e tanto para a estrutura lajeadense, e uma chance de reocupar aquele ponto histórico e degradado da cidade.
Puxão de orelha
Na Câmara de Lajeado, o experiente vereador Lorival Silveira (PP) levou um “puxão de orelhas”. Na reunião da Comissão Especial de Revisão Legal, presidida por Alex Schmitt (PP), foi aprovado um requerimento para que seja enviada uma Moção de Repúdio a Silveira “pelo descumprimento do prazo (de 10 dias) para devolução de projetos em vistas”. A matéria dispõe sobre convênio entre o Legislativo e a Univates, para estágio não remunerado, e está trancada desde 24 de agosto.
Pátio do LabiLá
O governo de Lajeado intensifica os trabalhos de reforma do prédio que abrigará o Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labilá). Instalado em frente à Praça do Chafariz, no centro antigo da cidade, o espaço deve receber novas startups e servir de incubadora para novos e disruptivos negócios voltados, principalmente, ao bem estar da sociedade. E um dos destaques do local será o pátio interno aberto, cujo projeto arquitetônico (foto) já chama a atenção.
Por que não te calas?
É verdade que a própria imprensa ventilou a possível relação entre vacinas da covid-19 e a Aids. Mas, desde sempre, deixou claro que inexistem comprovações ou riscos. Aliás, a matéria em questão é do ano passado. Logo, não havia qualquer motivo para o presidente da República levantar, agora, essa lebre antiga e com pouco ou nenhum fundamento. Jair Bolsonaro, mais uma vez, prefere atrapalhar o que está dando certo, em uma clara tentativa de desviar as atenções. É incompreensível. A vacinação anda a passos largos, graças ao Ministério da Saúde, e o chefe da União (e do Ministério!) insiste na discórdia. Ora, a vacinação vai bem, Bolsonaro. Não atrapalhe!
O coração e os pés do Cristo
Faz duas semanas, voluntários, arquitetos e engenheiros da Aseavale, responsável pelo projeto do entorno e interior do Cristo Protetor, juntamente com a equipe da BSW Ambiental, visitaram o Parque Skyglass,, em Canela, para conhecer a infraestrutura e as instalações do local. A experiência também serviu para o grupo analisar o funcionamento de um ponto turístico que possui cuidados ambientais. Já nesta semana, a população conheceu o aguardado coração do Cristo. A inauguração oficial deve ocorrer em dezembro.
• A diretoria do Esporte Clube Encantado (Leão do Vale) participou da sessão plenária da Câmara. Os dirigentes explicaram aos vereadores os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e principalmente os projetos para o futuro. Vem novidades por aí.
• O chamado “kit precoce” contra a covid-19 não é um assunto bem quisto entre os orientadores de trabalhos de conclusão nas universidades. Inclusive, na Univates.
• O deputado estadual Rodrigo Maroni (PV) está residindo há dois anos em Encantado, mais precisamente no bairro Santo Antão. Ativista da causa animal, o ex de Manuela D´ávila se declara um representante do Vale do Taquari na assembleia.
• Está agendado para o próximo sábado a inauguração da ciclovia em Linha Auxiliadora, na cidade de Encantado.
• Outro evento agendado para este sábado é o Inova Encantado.
• A Empresa Pública de Logística de Estrela (a E-Log) foi anunciada em julho. Passados três meses do anúncio, a entidade ainda não oficializou a diretoria e tampouco o conselho.
• Hoje será realizada eleição do novo presidente, vice-presidente, corregedor, ouvidor e os presidentes das Câmaras do Tribunal de Contas do RS para o ano de 2022.