A indignação de um pai e uma mãe pelo tempo de espera por atendimento efetivo a um menino de 8 anos, com fratura, motivou alguns questionamentos ao Hospital São José, especificamente quanto ao atendimento no Plantão 24h.
O casal, que prefere não se identificar, relata que a entrada no plantão se deu às 20h30min. Após a triagem, às 22h, veio o aviso que fariam raio X. Às 23h, com o exame realizado e a constatação de fratura na clavícula receberam a informação de que o atendimento ocorreria em Estrela, necessitando o retorno do traumatologista. Às 23h45min, diante da espera, houve a cobrança e então a resposta: o menino somente seria atendido no outro dia, às 6 horas, em Estrela. Passado o período de espera, às 6h o paciente estava em Estrela, onde sequer, segundo a família, sabiam do caso e o traumatologista estava em cirurgia. O atendimento com o traumato ocorreu somente às 9h, conforme familiar.
A mãe do menino relata que o filho ficou em observação, sem dor, pois havia medicado antes de sair de casa. Demonstra, no entanto, toda a sua indignação. “Nos sentimos prejudicados quanto ao atendimento do médico plantonista em questão, houve um descaso no atendimento ao meu filho. Acreditamos que deve haver uma melhor gestão, que tome ciência dos fatos ocorridos, adotando medidas necessárias, para que outros cidadãos arroio-meenses, muitas vezes com casos mais graves, possam ter garantidos os seus direitos à saúde e não virem a ser prejudicados de igual forma”, desabafou a mãe do menino.
Contraponto do HSJ
A gerente operacional do Hospital São José (HSJ), Rosi Mari Barboza, informa os procedimentos efetivados pelo hospital. O paciente foi atendido pelo plantonista do Pronto Socorro e encaminhado ao raio-X. A classificação de risco do caso foi verde, ou seja, não urgente. “Como havia necessidade de atendimento por traumatologista e o HSJ não dispõe dessa especialidade para urgências, o médico fez contato com um traumato do Hospital Estrela e repassou a imagem do raio-X, ficando acertado que o paciente seria encaminhado ao Hospital de Estrela na primeira hora da manhã para atendimento, o que ocorreu”, esclarece a gerente operacional, salientando que o paciente e familiares foram acolhidos e acompanhados pela enfermagem do São José.
Rosi Mari explica que o hospital adota a classificação de risco para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Além de priorizar os atendimentos, o sistema integra a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, que estabelece o Acolhimento com Classificação de Risco como forma de humanizar os serviços prestados pelo SUS.
Sobre o plantão 24h
O plantão 24h foi instaurado no município em 2011, atendendo além dos arroio-meenses, pessoas de Capitão e Travesseiro. As Administrações fazem aportes mensais para garantir o atendimento do cidadão. O Plantão oferece além de atendimentos de urgência e emergência, a presencialidade de obstetra 24h, Conforme a Secretaria da Saúde, nos horários de maior demanda é pago reforço médico, com mais um profissional no atendimento. Também há o sobreaviso de pediatria.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Gustavo Kasper, a administração entra como financiadora, cabendo ao hospital a gerência do programa. “Estamos em constante diálogo para ajustes e suporte necessário à instituição. Ficamos sabendo do caso em específico e buscamos contato com a casa de saúde para que situações como essa não sejam recorrentes”, afirma o secretário. Segundo ele há dificuldades de encontrar-se profissionais para o atendimento de plantão, devido a situações que surgem e geram tensões.
Kasper relata que o atendimento em saúde no município não se limita ao plantão, mas em todo um conjunto de ações que garantem o bem-estar. Conforme o secretário percebem-se dois fatos: uma grande migração para o SUS, devido as dificuldades de arcar com os custos de planos de saúde particulares e o aumento de atendimentos em saúde, resultados de demandas reprimidas em função da pandemia. “Com a diminuição expressiva de casos de Covid, as pessoas que aguardavam, por precaução, algum tratamento, estão buscando, agora, o que gera um grande número de atendimentos diários”, observa Kasper, destacando que estão em atendimento no posto central cinco médicos diariamente. Arroio do Meio investe 30% do orçamento na área da saúde. O secretário Kasper reforça que a finalidade do plantão é de emergência e não para consultas, que devem correr com a rede de atendimento.
Números
Atendimentos nos dois últimos meses no Pronto Socorro do HSJ
Agosto: 1.391 pacientes
Setembro: 1.720 pacientes