Com a caneta nanquim, pintura em aquarela e colagens sobre o papel, a artista plástica estrelense Desirée Hirtenkauf criou a obra “Perdonami Giotto”. O desenho, com figuras de humanos, animais, e formas geométricas deu vida à exposição “O Galo Desperta Perdonami Giotto”, que está disponível ao público na Galeria Virtual do Sesc RS até 31 de dezembro.
Por meio das figuras, a obra conta histórias cotidianas em uma pequena vila, também com recortes do trabalho do artista Giotto di Bondone. Por isso o nome que, em português, significa “Me perdoe Giotto”. A partir do desenho, outros sete recortes foram feitos, com outras pequenas histórias. Na Galeria Virtual, cada obra é acompanhada por um texto explicativo e uma áudio descrição.

Desirée Hirtenkauf iniciou nas artes aos 12 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Com a vontade de dar vida aos personagens da obra, a artista também propôs a criação de uma animação, por meio de uma videoarte desenvolvida em parceria com a artista visual Marina Quintanilha. O material também está disponível na galeria. O trabalho já foi divulgado em Nova Iorque, Valência, na Espanha, e São Paulo.
“A história que eu criei é uma narrativa disposta em uma vila fictícia, onde a vida acontece. Com seres, pássaros, pessoas e acontecimentos de uma vida cotidiana. Inclusive com uma morte”, destaca a artista. Ela conta que, como referência, além do trabalho de Giotto, também utilizou uma obra fúnebre de Mozart, e o personagem da mitologia Caronte, o barqueiro de Hades, carregando as almas.
Desirée é natural de Estrela, mas moradora de Lajeado há anos. A história dela com a arte começou cedo. Aos 12 anos, já frequentava um curso técnico de Desenho em Publicidade. Mais tarde, fez parte das faculdades de Direito, Letras e Administração, e dividia a rotina dos estudos com a prática da pintura.
Em 2002, foi convidada para expor em uma coletiva artística e, a partir daquele ano, a arte se tornou protagonista no dia a dia de Desirée. Alguns anos depois, de 2009 a 2016, frequentou o Atelier Livre de Porto Alegre, e voltou a desenhar e iniciou pesquisas na área.
Galeria Virtual
O ambiente da Galeria Virtual do Sesc RS busca ser um intermediário entre os artistas visuais e públicos diversificados. A fim de valorizar produções gaúchas, o espaço apresenta uma nova exposição por mês até dezembro.
O acesso pode ser feito a qualquer momento, por meio do site www.sesc-rs.com.br/galeriavirtual.