O próximo ano letivo será de vivências e experiências inéditas na Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – campus Univates. Com a implantação do novo Ensino Médio que, na instituição de Lajeado, irá muito além do que determinam as resoluções das Diretrizes Nacionais do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular, os estudantes serão incentivados a serem cada vez mais protagonistas.
Um dos itinerários formativos que será implantado pelo Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, dentro do novo modelo de ensino, é o projeto de Trilhas, que abrangerá turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, totalizando 320 horas/ano. Conforme a coordenadora pedagógica da área de Ciências Humanas e da Natureza, Mara Betina Forneck, a iniciativa mesclará autonomia, experiência e transversalidade, e envolverá diferentes atividades nas três trilhas. Vamos iniciar com estudantes a partir do 2º ano, pois entendemos que no 1º ano ainda precisam ser trabalhados temas mais específicos.”
Três áreas de conhecimento
O estudante vivenciará experiências nas três Trilhas semestrais: saúde (Sanus), engenharias (Faber) e humanidades (Domus). A proposta é que, a partir delas, possa optar pela área de sua preferência para o aprofundamento. “A ideia é de que o estudante passe pelas trilhas e depois fidelize a de sua preferência. O nosso aluno do Ensino Médio vai trilhar o seu caminho, com embasamento, experiência e vivência. O Ensino Médio deixará de ser apenas uma passagem para a vida acadêmica. Há muito o que explorar e a transformar nessa etapa escolar”, destaca.
Trilha 1 – Sanus
– O estudante viverá experiências voltadas à saúde e ao cuidado de si e das outras pessoas. Os cursos de graduação da Univates relacionados ao tema são Biomedicina, Ciências Biológicas,
Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
Trilha 2 – Faber
Nesta trilha, o estudante viverá experiências voltadas à construção, à projeção e à criação de mundos possíveis. Os cursos relacionados são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Engenharia de Produção, Arquitetura, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação.
Trilha 3 – Domus
O estudante viverá experiências voltadas às relações humanas para a construção do comum e do comunitário, da educação para as singularidades, da informação e do conhecimento compartilhado e da gestão para o coletivo. Cursos abrangidos Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Cooperativas, Logística, Gestão Financeira, Relações Internacionais, Direito, Design, Propaganda e Publicidade, Jornalismo, História, Letras e Pedagogia.
Pesquisa e desafios
Para a construção do novo Ensino Médio, explica Mara, uma pesquisa foi realizada com estudantes, docentes, familiares e lideranças regionais. Os resultados apontaram prioridades na formação pedagógica dos futuros profissionais e áreas mais promissoras. Assim, além das trilhas, ouros itinerários formativos serão concretizados (leia quadro abaixo). O grande desafio, reforça Mara, será a organização do processo de aprendizagem de maneira transversal, ou seja, de forma que os conteúdos ‘conversem’ entre os diferentes componentes curriculares.
“Os nossos professores vão construir juntos, na sua carga horária, como trabalharão os conteúdos de forma coletiva. Esse novo modelo será uma novidade.” Para tanto, os profissionais já participam de encontros de qualificação. “A expertise da Univates também é um ganho importante nesse processo”, emenda. “O conteúdo é o caminho para desenvolver pessoas melhores e, a partir do ano que vem, as turmas de 1º Ano do Ensino Médio passarão a viver novas experiências.”
Entenda a nova proposta do EM
* FORMAÇÃO GERAL BÁSICA (turmas do 1º, 2º e 3º Anos): 1,8 mil horas
Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais – e suas tecnologias.
* FORMAÇÕES ESPECÍFICAS: 1,8 mil horas
– PROJETO DE VIDA (turmas do 1º, 2º e 3º Anos): ao longo do Ensino Médio o estudante será incentivado a se autoconhecer, desenvolvendo potencialidades e identificando fraquezas. Principal objetivo é auxiliar no processo de preparação para a futura carreira. “Será uma construção da caminhada, focada em autoconhecimento.”
– ESTÚDIO (turmas do 1º, 2º e 3º Anos): os estudantes serão desafiados, em grupos, a desenvolver estudos orientados pelos docentes, envolvendo diferentes projetos. “Será um local de produção científica, com trabalhos focados nas disciplinas e que atendam necessidades da comunidade”, cita a coordenadora.
– TRILHAS: (turmas do 2º e 3º Anos): A partir do 2º Ano do EM, o estudante vivenciará experiências em três Trilhas semestrais: saúde (Sanus), engenharias (Faber) e humanidades (Domus).
– ELETIVAS: participação em disciplinas dos cursos técnicos da Univates para estudantes de 1º e 2º ano do EM e em cursos de graduação para turmas do 3º ano do EM. São 25 opções de técnicos e 49 cursos de graduação diretamente interligadas às áreas de conhecimento proporcionadas pelas Trilhas.
– ESTUDOS AVANÇADOS (turmas do 3º Ano): para ampliação de conceitos e habilidades, abordando conhecimentos a serem revistos ou aprofundados.
Ensino Bilíngue em 2022
O Colégio Sinodal Gustavo Adolfo está com matrículas abertas para o Ensino Bilíngue. O projeto abrangerá o Nível III da Educação Infantil (5 anos) e o 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos). Os interessados em conhecer a estrutura e o plano de ensino podem agendar uma conversa com a direção ou coordenação pedagógica na secretaria do colégio, no Bairro São Cristóvão, pelos telefones 3714-3214 ou 99597-5596.