A noite de quinta-feira foi de intenso debate entre as cabeças pensantes e voluntárias do Pro_Move Lajeado. No auditório do Sicredi Integração, o grupo realizou a primeira reunião da Mesa de Gestão do movimento de inovação, que possui a missão de avaliar, apoiar, validar e sugerir as ações para o futuro. E, nesta primeira rodada da mesa (a próxima ocorre no dia 25 de março de 2022), foram apresentadas 15 novas propostas de curto e médio prazo de aplicação, e que futuramente podem receber o selo do Pro_Move. E a maior parte dessas ideias envolve diretamente a Universidade do Vale do Taquari (Univates), que se destacou como a principal proponente até o momento.
As propostas são: qualificação de RH na área de TI; contraturno dos últimos anos do ensino fundamental; marca imagem de Lajeado (visão compartilhada de futuro); MBA em Smart Cities e Ambientes de Inovação; criação da Olimpíada da Inovação entre escolas; facilitação de novos negócios; novos eventos para a cidade, como o “Campus Party”, o Encontro Sul Brasileiro de alunos de medicina; criação do centro de formação e qualificação em Saúde; Rota da Cerveja; Wifi na cidade; integração de dados da área da saúde (cidadão único); hackaton no Tecnovates; Pro_Move Acelera 2.0 e Concurso de Startup; encontro estadual dos CMTI´s; e Pro_Move nos bairros.
Capas e aplausos
As capas de grandes revistas, por vezes, causam rebuliço na política. Foi assim com a edição 2397 da Revista Veja, lançada a menos de 72 horas do pleito presidencial de 2014, e que destacava uma suposta frase do doleiro Alberto Youssef, em que ele afirmaria que Lula e a então presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff “sabiam de tudo” a respeito dos crimes contra a Petrobrás. Muitos aplaudiram. Desta vez, a Istoé comparou, de forma ilógica, o presidente Jair Bolsonaro com o genocida Adolf Hitler. Outros aplaudiram. E vida que segue.
Parklets em Lajeado
Em junho passado, o governo de Lajeado recebeu o primeiro pedido para instalação de um parklet na Av. Benjamin Constant. O processo ainda não foi finalizado. Hoje, outros dois pedidos são avaliados pela Secretaria de Planejamento, e um terceiro interessado já manifestou interesse. São empresas de alimentos e varejo instaladas na rua Júlio de Castilhos, entre as ruas Borges de Medeiros e Santos Filho.
Auditório no Porto de Estrela
A administração de Estrela planeja reutilizar o antigo espaço administrativo do complexo portuário. A ideia é utilizar a sala para a implantação de um auditório para eventos. E o grande teste ocorre durante a 7ª Multifeira, que inicia na próxima sexta-feira.
• Empresário do ramo de seguros e morador de Arroio do Meio, Cristiano Schweizer afirma que é pré-candidato à assembleia legislativa. Ele é filiado ao Partido Novo, mas pretende trocar de sigla.
• A empresa Nutritec confirma uma informação divulgada nesta coluna em agosto, sobre um grafite de grandes proporções no Porto de Estrela, que poderá levar a região para o Livro dos Recordes.
• Depois do PP e do PTB, agora é a vez do PL se aproximar mansamente do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).
• Coordenadora Regional do PP no Vale do Taquari, a ex-vereadora de Teutônia Mareli Vogel não gostaria da presença de Jair Bolsonaro no partido. “Mas é uma decisão que vem de cima”, resume.
• A passarela na ponte da Barra do Guaporé, na divisa entre Encantado e Muçum, na ERS 129, será inaugurada neste domingo, às 10h.
• O projeto de ciclovias em Lajeado, avaliado em cerca de R$ 5 milhões, será apresentado nos próximos dias. E tomara que dê certo!
• O aumento de 10,2% no IPTU de Lajeado repercutiu muito mal em diversos setores da sociedade. É sempre um assunto delicado.