Warning: copy(/srv/users/grupoahora/apps/grupoahora/public/wp-content/wflogs//GeoLite2-Country.mmdb): failed to open stream: Permission denied in /srv/users/grupoahora/apps/grupoahora/public/wp-content/plugins/wordfence/lib/wordfenceClass.php on line 2192
“Largar o passado, não tentar adivinhar o futuro e estar no presente” - Grupo A Hora “Largar o passado, não tentar adivinhar  o futuro e estar no presente”

ABRE ASPAS

“Largar o passado, não tentar adivinhar o futuro e estar no presente”

Instrutora de Bem-Viver e MindCoach, Fernanda Tavares, 40, é criadora do aplicativo Educamente, uma plataforma de facilitação da metodologia do mindfulness – uma técnica de meditação – para as escolas. O app vai começar a ser utilizado em Lajeado a partir da próxima semana na Slan e no Projeto Vida, e foi desenvolvido em sociedade com Thiago Guerra.

“Largar o passado, não tentar adivinhar  o futuro e estar no presente”
(Foto: Arquivo Pessoal)
Vale do Taquari

Como começou a sua relação com a meditação?
A minha relação com o mindfullness, que é a meditação de atenção plena, começou quando eu estava procurando algumas alternativas para algumas emoções e um princípio de depressão. Eu procurei várias alternativas que também são sanadoras como yôga, Reiki, fiz cursos, muitos tipos de meditação, mas quando eu conheci o mindfulness, que é exercitar a atenção no momento presente, fez muito mais sentido pra mim e para a minha mente ansiosa. Foi muito curativo largar o passado, não tentar adivinhar o futuro e estar no presente.

Qual é o impacto da meditação na sua vida?
O exercício de meditação me traz pra esse lugar presente, me ajuda a perceber quando eu estou criando expectativas, mentalizando um futuro que não é certo, ou que eu estou me apoiando em situações passadas e revivendo situações que já não existem. Isso tudo faz com que a gente crie o que eu chamo de “drama mental”. Conseguir perceber essas situações mentais e sair destes dramas impacta a vida de todas as pessoas positivamente. A gente consegue estar mais conectado com o que está acontecendo no presente sem fantasiar mentalmente situações que podem gerar stress, medo e trazer ansiedade.

Como surgiu a ideia do aplicativo?
Quando eu comecei a trabalhar com mindfulness a primeira formação que eu tive era voltada para professores. Eu dei curso em várias universidades aqui do Rio Grande do Sul para educadores e eu percebi que faltava um exercício diário de meditação que pudesse abranger todas as escolas. É muito difícil conseguir formar todos os professores para que possam guiar práticas de atenção plena na escola como um todo. Não me parecia justo algumas turmas poderem experienciar essa transformação, ou apenas o professor ter a formação para dar a meditação. Foi por isso que a gente idealizou este este aplicativo e com o qual a gente tirou o segundo lugar no Acelera do Pro_move Lajeado.

Como funciona o aplicativo?
O público alvo são os estudantes e quem vai utilizar o aplicativo são os professores. A ideia deste deste aplicativo é permitir que os estudantes possam exercitar mindfulness por um breve período no início de cada dia e assim criar um hábito que vai gerar a transformação. Ele será utilizado nas escolas sem a necessidade de um investimento de formação para todos os professores. O Dalai Lama dizia que se toda a criança meditasse, em uma geração a gente teria uma transformação gigante no mundo e eu acredito muito nisso.

Acompanhe
nossas
redes sociais