Baixa procura por 2ª dose põe em risco 1,5 mil vacinas em Teutônia

Coronavírus

Baixa procura por 2ª dose põe em risco 1,5 mil vacinas em Teutônia

Imunizantes precisam ser aplicados até 3 de novembro. Município faz mutirão neste sábado para tentar reduzir estoque

Baixa procura por 2ª dose põe em risco 1,5 mil vacinas em Teutônia
Na segunda-feira, 1º, e na terça-feira, 02, não haverá atendimentos nos postos de saúde. (Foto: Divulgação)
Teutônia

A pequena procura pode provocar a perda de cerca de 1,5 mil vacinas da Pfizer, destinadas para completar o esquema de imunização na cidade. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosângela de Souza Schussler, as unidades devem ser utilizadas até o dia 3 de novembro. Ela acrescenta que a cidade recebeu um quantitativo grande de imunizantes no último mês e houve a redução no intervalo entre a primeira e a segunda aplicação.

Conforme Schussler, após descongeladas, as doses têm validade de 30 dias. Esse prazo é inferior ao da Coronavac e Astrazeneca. Também não há como recongelar novamente.“A pequena adesão fez com que ficássemos angustiados com a possibilidade de descarte, já que um lote venceria no dia 26 de outubro. Isso também gera preocupação na região. Então, intensificamos a campanha de divulgação nas mídias sociais e com carro-som pelo município”, afirmou.

Próximos passos

Entre segunda-feira,18, e sexta-feira, 22, o município aplicou 400 doses referentes à segunda dose. Essa participação comunitária contribuiu para a liquidação do lote quase vencido. “Nosso principal objetivo é garantir que toda a população seja vacinada. Diante do bom desempenho do chamamento inicial, vamos seguir convocando o público. É necessária a compreensão de que apenas uma dose não basta para estar imunizado”, explica Rosângela.

Caso a demanda não seja preenchida, a saída cogitada pela Vigilância Epidemiológica é conversar com a 16° Coordenadoria Regional de Saúde (16°CRS), e buscar a redução para mais uma faixa etária. Tudo para as vacinas não serem perdidas. O repasse para outras cidades não é permitida.

Uma ação de vacinação está prevista para a manhã deste sábado, 23, no Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro. A população pode comparecer das 8h às 11h, com ênfase na aplicação da dose complementar. Os demais públicos serão os adolescentes de 13 a 17 anos sem comorbidades, e de 12 anos, com algum problema de saúde. Não será preciso agendar. Nos demais dias, o cidadão deve contatar o posto de saúde mais próximo.

Acompanhamento

Segundo o titular da 16°CRS, Ederson da Rocha, não há conhecimento de panorama igualmente proporcional em outras cidades do Vale. De qualquer forma, a situação está no radar e, se necessário, vão ser estudadas formas de auxílio. Rocha sublinha a iniciativa do município em fazer campanhas de divulgação e busca ativa dos munícipes que ainda não compareceram.

Acompanhe
nossas
redes sociais


Warning: array_rand(): Array is empty in /srv/users/grupoahora/apps/grupoahora/public/wp-content/themes/jornalahora/_publicidade-rodape.php on line 40