Lajeado reajusta em 10,25% o IPTU para 2022

Entrevista

Lajeado reajusta em 10,25% o IPTU para 2022

Além disso, a Prefeitura vai promover uma real redução de impostos, já que das atuais três taxas correlatas, duas serão extintas

Lajeado reajusta em 10,25% o IPTU para 2022
Guilherme Cé em entrevista ao programa Frente e Verso

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quinta-feira (21), Guilherme Cé, Secretário da Fazenda de Lajeado, anunciou que em 2022 o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial Territorial Urbana) terá reajuste de 10,25%. Contudo, o gestor ressalta que não se trata de um aumento, mas, sim de uma reposição.

“Desde 2017 trabalhamos apenas a reposição inflacionaria. Atualizamos a planta com base nessas perdas, o que é uma obrigação do gestor publico devido a lei de responsabilidade social”, explica.

Segundo Cé, a Prefeitura Municipal de Lajeado manterá os 15% de desconto por pagamento antecipado até final de fevereiro. Aqueles que optarem por fazer o pagamento até 28 de março terão 7,5% de desconto. Enquanto isso, em abril, o pagamento por cota única não terá desconto e a partir de maio inicia a possibilidade de parcelamento, em até oito vezes.

Além disso, a Prefeitura vai promover uma real redução de impostos. Isso porque das atuais três taxas correlatas— coleta de lixo e sistema, taxa de limpeza pública e conservação de pavimentação —, duas serão extintas.

“Vamos simplificar. Só teremos uma taxa, que é a coleta de lixo. A previsão cortar R$ 1 milhão na arrecadação no próximo ano. Isso será possível pela reestruturação das contas, que torna viável essa redução e não vai atingir os serviços”, conta Cé.

Ouça a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais