15° Feira do Livro de Lajeado encerra com três mil obras vendidas

Cultura

15° Feira do Livro de Lajeado encerra com três mil obras vendidas

Organizadores estimam que 5 mil pessoas participaram da festa literária. Último dia foi marcado por atrações culturais e grande movimento.

15° Feira do Livro de Lajeado encerra com três mil obras vendidas
O espetáculo "As aventuras do fusca à vela" atraiu as atenções no Parque dos Dick e foi o destaque da tarde dominical. Crédito: Marcel Lovato
Lajeado

A 15° Feira do Livro de Lajeado foi encerrada no começo da noite deste domingo, 17, com o show do Cantantes Grupo Vocal e divulgação dos números oficiais da edição. Segundo a comissão organizadora,  foram comercializadas 3 mil obras nos quatro dias de atividades.  Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Parque dos Dick neste período.  Houve grande procura por lançamentos infantis e adultos. A edição, cuja patrona foi a escritora Ana Cecília Togni, ocorreu em formato híbrido, em uma mescla de atividades presenciais e online.

Avaliação positiva

O domingo marcado pela nebulosidade e vento não impediu que centenas de lajeadenses prestigiassem o evento. Ao longo da tarde, o movimento foi intenso nas bancas e demais atividades. Uma das principais atrações foi a apresentação do Grupo Ueba, de Caxias do Sul, com o espetáculo “As aventuras do fusca à vela”.

De acordo com o gerente do SESC, Betina Duraysky, os objetivos gerais foram cumpridos, em especial no âmbito do incentivo à leitura. “A adesão foi muito boa das escolas e das famílias. Essa integração é uma das características da feira.  Todas as bancas eram de livrarias da cidade, valorizamos o produto local. Além disso, se tornou um símbolo de retomada, afirmou Betina.

Betina Duraysky: “Mudança para o Parque dos Dick foi certeira. Crédito: Marcel Lovato

Depois de anos na Praça da Matriz, a festa literária se mudou para o parque. Betina elogiou a alteração. Segundo ela, o local é mais amplo, o que evita aglomerações,  e o ponto de encontro da comunidade. Tais fatores teriam contribuído para atrair mais interessados.

“Experiência sensorial”

Proprietária da livraria Cometa, Giselda Hahn  também celebrou a escolha do espaço para a feira. Em paralelo, se disse satisfeita com as vendas e traçou um panorama do comportamento dos consumidores.

Giselda apresenta os dois livros mais vendidos da Cometa durante o evento

“Observei um público interessado, interessado em tocar, folhear, sentir o cheiro, ter uma experiência sensorial que os e-books não são capazes de oferecer. O livro físico é um dos poucos entretenimentos que não precisa de cabo, de energia elétrica. Portanto, ainda ocupa o seu espaço”, exaltou Hahn.

Os títulos mais adquiridos na banca foram “Essencialismo: a disciplina busca por menos “, de Greg McKeown, e “Win”, escrito por Harlan Coben. Ambos abordam o desenvolvimento pessoal.

Para a jovem Carolina Sousa, 17,  o hábito da leitura é de suma importância. Embora tenha adquirido uma obra, lamentou do preço de algumas unidades. “Senti falta de mais promoções. Quem sabe, ano que vem se tenha mais alternativas”, observou.

Acompanhe
nossas
redes sociais