Com apenas um ponto somado nos últimos cinco jogos, o Grêmio vê as chances de rebaixamento aumentarem a cada novo fracasso no Campeonato Brasileiro. Após o revés para o Fortaleza, a probabilidade de queda para a Série B chega na casa dos 70%.
A projeção é do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo o estudo, a chance do Tricolor ser rebaixado é de 71.6%. O número era de 63,8% na rodada anterior.
Já o site Infobola, do professor Tristão Garcia, indica que o risco de queda do Grêmio é de 65%. Um crescimento de 5% em relação à rodada anterior.
Ao fim da 26ª rodada, o Grêmio segue na vice-lanterna, com 23 pontos. A diferença para o primeiro time fora da zona de rebaixamento também permaneceu em cinco pontos. Com aproveitamento de 32% no campeonato, o time precisa elevar o rendimento para mais de 50% nas rodadas restantes para escapar da Série B.
Em busca de um técnico
Enquanto precisa melhorar o seu desempenho para deixar o Z4, o Grêmio segue em busca de um treinador após rescindir em comum acordo o contrato de Luiz Felipe Scolari. Até o momento o Tricolor já procurou Roger Machado, sem clube, Maurício Barbieri, técnico do Bragantino, e Vagner Mancini, treinador do América. A resposta foi negativa nos três casos. Outros nomes são avaliados, e o Grêmio trata como urgente a busca por um novo comandante.