Como surgiu a ideia do projeto de arborização?
Vou bastante a Porto Alegre, principalmente agora por causa da faculdade. E eu e minha mãe comentávamos bastante sobre como lá tem algumas ruas cheias de árvores, enquanto aqui em Lajeado isso faz falta, principalmente no Centro. A ideia era de criar um projeto que envolvesse a comunidade no plantio de árvores e arborização da cidade. Minha mãe comentou com o Juarez, da Acil, que gostou muito da ideia. A Acil está completando 100 anos em 2021 e eles já pensavam em fazer um projeto com este viés. Então unimos forças e realizamos a primeira edição do Viva Lajeado + Verde, plantando 100 mudas em comemoração ao centenário da entidade.
O que mais te chamou atenção na atividade de sexta passada? Qual foi o momento que mais te marcou?
A quantidade de pessoas voluntárias que apareceram para a atividade. Todas estavam muito comprometidas em participar, indo nas duas localidades e ficando até o final. Por ser a primeira edição da ação, estávamos esperando poucos voluntários, então ficamos bem felizes e surpresos. A participação de mais pessoas foi o que eu mais gostei, além é claro de plantarmos 100 mudas, uma grande quantidade. Fiquei muito feliz em ver tantas pessoas unidas para a arborização da cidade. Além disso, vários falaram que pretendem estar nas próximas edições, então foi muito especial.
Você já tinha tido ideias semelhantes? Havia se envolvido em ações parecidas voltadas ao meio ambiente?
Eu nunca tinha tido ideias semelhantes. Não pelo menos que eu que idealizasse, mas, como a minha mãe sempre participou de entidades voluntárias, nunca foi algo tão distante. Eu tinha apenas participado em ações maiores, como o Viva o Taquari Vivo, em dois anos, e ações da escola, quando era menor.
Qual a sensação de ter sua ideia acolhida por uma entidade centenária?
Fiquei muito feliz. Sei o quão importante a Acil é pra cidade e fui super bem acolhida por todos. Então todos os passos da ação tiveram a minha participação e da entidade, algo que fez eu me sentir muito honrada. Também sei a vontade da Acil de continuar o projeto nos próximos anos e ampliá-lo. Isso mostra a importância que também teve para eles.
Você espera continuar contribuindo com a atividade nos próximos anos?
Sim, quero muito que a ação tenha diversas edições e se repita todos os anos, com a participação de cada vez mais pessoas e unindo a nossa comunidade com o meio ambiente, além de deixar a cidade mais bonita e amiga do meio ambiente. Sei que para isso também devo participar das edições e incentivar mais pessoas a participarem.