Projeto oferece aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros

EDUCAÇÃO

Projeto oferece aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros

Iniciativa visa facilitar a comunicação entre a comunidade de Encantado e os novos imigrantes. Aulas têm duração de seis meses

Projeto oferece aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros
Aulas ocorrem duas vezes por semana, das 19h às 21h (Foto: Divulgação)
Encantado

“É um prazer compartilhar o que eu sei, o meu conhecimento, o que aprendi na faculdade e, também, com o povo encantadense”, orgulha-se o professor Fremiot Clerjuste, natural do Haiti e que reside na cidade desde 2013.

É ele quem ministra as aulas de língua portuguesa para os estrangeiros que, hoje, criam raízes em Encantado. As aulas que iniciaram nesse mês são disponibilizadas de forma gratuita por meio de um projeto viabilizado pela administração, por meio da Secretaria de Educação.

Cerca de 20 imigrantes adultos que residem nos bairros Lambari, Jardim da Fonte e Nova Morada, se encontram duas vezes por semana, durante duas horas, no Centro Municipal de Educação.

Conforme o professor, os primeiros conteúdos repassados são relacionados as principais necessidades daqueles que precisam aprender uma nova língua. “Comecei ensinando o alfabeto oficial do Brasil. Depois, vou passar a forma correta de “cumprimentar”, de se apresentar para a comunidade e, em seguida, como preencher um currículo ou um cadastro em uma empresa”, explica.

Atualmente, cerca de 1,3 mil estrangeiros entre haitianos, dominicanos e venezuelanos residem na cidade e, para que eles possam ser inseridos no meio, é preciso passar pelo desafio de aprender a língua do país, destaca Fremiot.

Outro ponto enfatizado por ele, é de que há um número relevante de crianças estrangeiras frequentando as escolas no município. “Por não conhecerem a língua portuguesa, os pais não conseguem auxiliar os filhos nas atividades diárias, o que acaba dificultando também, o aprendizado deles”.

Para a secretária de Educação Stéfanie Casagrande, o projeto surgiu para facilitar a comunicação entre as pessoas e torná-los mais independentes. “Percebemos uma grande migração de estrangeiros para os bairros que hoje são contemplados com as aulas. Por isso, iniciamos a primeira turma naquele local, para facilitar o acesso e atingir o maior número de pessoas”, revela.

Próximas turmas

Essa não deve ser a única turma voltada a língua portuguesa oferecida para os estrangeiros. De acordo com a secretária de Educação, se os alunos da primeira turma estiverem fluentes no português, após seis meses de curso, outra turma será aberta em seguida.

“Queremos dar continuidade e abranger novas localidades. Sempre respeitando um número limite de alunos e com duração de seis meses”. A próxima turma deve ser aberta em 2022, e as aulas ofertadas nas Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico Militar Érico Veríssimo.

Ainda há vagas para a primeira turma e as inscrições podem ser feitas na secretaria do Centro Municipal.

Acompanhe
nossas
redes sociais