A catedral nos anos 1950, os times de futebol que marcaram época e os concursos de beleza do século passado. Essas memórias são resgatadas na “Exposição Fotográfica Lajeado 130 anos” lançada na manhã desta quinta-feira, 14, na Casa de Cultura.
O empenho para iniciar o acervo partiu da Coordenadoria de Comunicação do município. A equipe pediu à comunidade imagens históricas para montar um vídeo alusivo ao aniversário da cidade. O material rendeu a exposição.
“A maior parte das fotos não tem uma autoria conhecida porque a gente não sabe quem foi o fotógrafo que fez aquela imagem. Se as pessoas vierem aqui, e reconhecerem quem foi é só nos informar que vamos colocar. É um trabalho colaborativo”, conta a coordenadora Francini Ledur.
Além das fotos, foram produzidos vídeos com relatos de curiosidades e histórias por trás de cada registro. A organização da mostra orienta aos visitantes levar consigo um fone de ouvido e celular para a visualização dos vídeos, que estarão disponíveis por meio de um QR Code. As imagens ficam expostas na Casa de Cultura até 29 de outubro.
Recuperação das fotos
O processo de tratamento e recuperação das fotos foi iniciativa voluntária de Luiz Darde. Ele comprou em equipamentos para restaurar as imagens.
“É bastante trabalhoso porque a maioria das fotos não tem uma resolução muito grande. Eu investi em um scanner que digitaliza em alta resolução e eu consigo ampliar até 1000% e gravo com bastante definição. Depois, eu trabalho com o contraste e o brilho. Procuro aperfeiçoar da melhor maneira possível para expor”, explica.
A exposição seguirá de forma física para outras instituições de Lajeado. Em ambiente virtual, o trabalho deve continuar. A comunidade é convidada a colaborar na montagem deste acervo digital.