Muçum prepara Centro de Informações Turísticas e lança a rota Casas e Casarões

TURISMO

Muçum prepara Centro de Informações Turísticas e lança a rota Casas e Casarões

Espaço será instalado ao lado do trevo de acesso da cidade e deve ser finalizado em 2022

Muçum prepara Centro de Informações Turísticas e lança a rota Casas e Casarões
Casa construída em 1959 pelo pai de Ana faz parte da Rota (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Quem passa por Muçum se depara com um terreno vazio, próximo ao trevo de acesso ao município. Esse espaço estratégico receberá, em breve, um Centro de Operações da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que responsável pela organização dos passeios do Trem dos Vales.

O terreno foi doado por um empresário que reside na cidade. O aterro foi realizado pela prefeitura, através da secretaria de Obras e, viabilizado por meio de um projeto de incentivo, que prevê a estruturação do local. Em contrapartida, o espaço além de comercializar os ingressos para os passeios, também contará com um Centro de Informações Turísticas do município e da região.

De acordo com o idealizador do projeto, Daniel Di Domênico, a ideia de criar um ponto de referência para os turistas surgiu após uma visita ao Trem da Serra do Mar, em Santa Catarina. “Lá eles tem um lugar específico para atender os visitantes e fazer a comercialização dos ingressos”, relata.

Atualmente, Daniel que também é responsável pelo transporte dos turistas entre o centro e a ferrovia, faz a venda dos ingressos em sua própria empresa. “Queremos centralizar a comercialização e facilitar o acesso de ingressos para quem está visitando a cidade”. Como diferencial, o local em que ocorrerá a venda de bilhetes e informações, receberá um vagão restaurado, típico das ferrovias tradicionais brasileiras.

Rota Casas e Casarões de Muçum

Preservar a história e o patrimônio local, valorizando as famílias que se mantêm residindo nas localidades, e que conservam crenças e costumes. Com este objetivo, Muçum entra para as cidades que disponibilizam roteiros turísticos.

Agora, além do já consolidado Trem dos Vales, Muçum terá como atrativo turístico, a Rota Casas e Casarões. São cerca de 30 quilômetros em que os turistas poderão contemplar casas, casarões e prédios antigos, construídos por colonizadores italianos, sendo alguns edificados na década de 20. Capitéis religiosos e paisagens naturais também farão parte do passeio.

Ao todo, 19 edificação poderão ser visitadas, sete na cidade e 12 no interior. Uma delas é de propriedade da empresária, Ana Salete Zílio Lucca, localizada na linha Alegre, local em que ela residiu grande parte da vida. A casa que foi construída pelo pai dela em 1959, passou por reformas com a intenção de valorizar o patrimônio da família. “Para nós é um orgulho saber que a casa que foi construída pelo meu pai, hoje, faz parte da Rota Turística do município”.

A Rota Casas e Casarões passará pelas localidades do Centro, Bairro Fátima, linhas São Faustino e Santa Juvita, Barra das Contas, São Romédio, Alegre e Alegre Caravaggio. Todos as edificações receberão uma placa de identificação, com a logomarca do projeto e um QRCode com fotos e história do local.

Conforme o coordenador de Turismo Ivan Rodrigues, Muçum já faz parte de outros roteiros turísticos criados em outras cidades, mas sentia a necessidade de ter a sua própria Rota. “Com a vinda do Trem dos Vales e do Cristo Protetor, vimos que este seria o melhor momento. Com certeza fomentará muito a economia local”, destaca.

Rota de Cicloturismo

Novidade e que deve ser lançada oficialmente em dezembro, é a Rota de Cicloturismo. O objetivo, segundo Rodrigues, é contemplar outros atrativos que a cidade tem a oferecer. “O percurso começa e termina no centro. Serão 67 quilômetros em que os ciclistas passarão pela Rota Casa e Casarões, mas também por outras localidades”, revela.

Trem dos Vales 2021

A terceira edição do Trem dos Vales acontece entre os meses de novembro e dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Ao todo serão cerca de 50 passeios, com a possibilidade de transportar 608 pessoas por viagem. O ingresso custa R$ 139 por pessoa. Crianças de 0 a 5 anos, sentadas no colo, não pagam. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site www.tremdosvales.com.br ou pelo telefone (51) 99723-9530.

Acompanhe
nossas
redes sociais