A administração municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Emater, comemorou os 11 anos da Feira do Produtor. O momento foi marcado por música, pronunciamentos e entrega de lembranças aos dez feirantes que todo o sábado, das 7 às 11h, comercializam produtos orgânicos na Rua de Eventos.
Para o chefe do escritório da Emater, André Michel Müller, a consolidação da feira é um sonho realizado. Relata que, no início, o evento ocorria em duas edições mensais, mas ao verificar a valorização do consumidor, passou a ser semanal. “Parabenizo cada um dos feirantes. Conhecemos cada uma das propriedades e ajudamos no que é possível, aprendendo com vocês.”
O prefeito Danilo Bruxel destacou o trabalho conjunto da Emater e registrou a parceria para manter a Feira com qualidade alimentar à comunidade. “Talvez lá no início, muitos não acreditaram no sucesso desta proposta, mas, aos poucos, ela foi criando corpo e hoje ela está consolidada. Parabéns pela persistência e por acreditarem na proposta”, mencionou, dirigindo-se aos feirantes.
O que diz o consumidor
Em nome dos consumidores, Fábio Majolo parabenizou os feirantes que cultivam seus produtos com carinho e trazem esse amor que tem pela sua atividade aos consumidores. “Nos sentimos felizes em poder valorizar a agricultura familiar, prestigiar sempre que possível e repassar para as futuras gerações o exemplo de vocês.”
Gilberto Nos não sabe precisar os tantos anos que frequenta a feira, no entanto, ressalta que isso é compromisso de sábado. “Isso já se tornou um hábito”. Justificando sua apreciação pelo espaço, salienta a qualidade do que é comercializado. “São produtos frescos, praticamente colhidos na hora e, além disso, sabemos da procedência e temos confiança nos produtores.”
“Nossa feira, é simplesmente fantástica. Excelentes produtos”, afirma Susani de Brito. Conforme ela, os mantimentos comercializados agregam as qualidades de serem frescos, sem agrotóxicos e excelente aparência. “Acredito, que deve ser pelo cuidado e zelo com que são cultivados.” Além de frequentar o espaço em todos os sábados, Susani também se envolve e disse aprender muito com o grupo de feirantes, não somente preocupados em vender, mas também em ensinar a consumir. “Sentimos o carinho no atendimento semanal. Meus sábados não são completos se não conseguir participar da Feira dos Produtores Rurais de Arroio do Meio”, garante a arroio-meense.
Feirantes
Há oitos anos participando da feira, Lucila Petry falou em nome dos feirantes, agradecendo o apoio da Administração e Emater. “Temos que agradecer, principalmente, aos nossos clientes que vêm cada sábado e compram nossos produtos. Comecei a participar da feira e gostei de fazer, pois é um dinheiro extra que entra para a gente. É uma satisfação chegar aqui no sábado e ver o cliente, afinal, cada um deles, faz parte desta história”. Lucila Petry comercializa chimias, aipim descascado, verduras, legumes, frutas e ovos, em torno 140 dúzias por semana. A propriedade Petry está estabelecida na comunidade de Rui Barbosa, seguindo pela estrada geral de Picada Arroio do Meio.
Claudionor Lansig integra o primeiro grupo de feirantes e desde 2010 comercializa melado e rapaduras. Segundo ele, por semana são vendidos em torno de 150 quilos de melado e em média, 30 pacotes de rapadura de 270 gramas. Lansing explica que a Feira tem grande importância para o produtor, pois além de comercializar o produto, também é uma vitrine para a empresa, localizada em palmas.

Lansig integra o primeiro grupo
de feirantes e, desde 2010, comercializa melado e rapaduras (Foto: Arquivo Pessoal)