Em virtude da 28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual da Água, uma cartilha virtual foi produzida pelo Centro de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura de Lajeado. O documento explica como funciona o abastecimento de água, desde a captação até o tratamento e a distribuição. A cartilha também mostra como o tratamento da água ocorre e sugere experimentos que podem ser feitos em casa.
De acordo com a bióloga do Centro de Educação Ambiental de Lajeado Edith Ester Zago de Melo, a iniciativa tenta abordar vários temas relacionados à água de forma acessível a todos os públicos. Escolas podem acessar a cartilha virtual através do site da Prefeitura de Lajeado e das redes sociais.
Além de abordar o tratamento, o ciclo e os usos da água, a cartilha sugere experimentos passo-a-passo como coagulação e filtração e como a água evapora na atmosfera.
“Buscamos tratar de uma diversidade de temas sobre nossos recursos hídricos e sua preservação, tendo em vista os os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Os ODS são um pacto global da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
Preservação
“Buscamos tratar da importância de preservar nossos recursos hídricos, porque a água não vai acabar, mas seu uso pode se tornar inviável como consequência da poluição ou do mal uso”, explica Edith.
Peça fundamental de tratamento primário de esgoto doméstico, as fossas sépticas são abordadas na cartilha. As fossas cuidam da separação e da transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de fazer um primeiro tratamento no esgoto, sobretudo, para a zona rural ou residências isoladas.
“Muitas pessoas não sabem o que acontece quando a água escorre pelo ralo, ou onde está a fossa séptica na sua casa. Nós desafiamos na cartilha que as pessoas tentem descobrir onde ela fica em suas residências. A fossa séptica é muito importante para o meio ambiente e precisa de limpezas periódicas”, explica.
Em sala de aula
A cartilha já é usada em sala de aula. Na semana passada, algumas oficinas sobre o tratamento e o ciclo da água foram realizadas na EMEF Guido Arnoldo Lermen e EMEF Francisco Oscar Karnal. A equipe do Centro de Educação Ambiental demonstrou para as turmas como é feito o tratamento de água da Corsan com um experimento prático. Os estudantes puderam observar microorganismos e fitoplânctons que estão na água e discutir a importância de manter o recurso limpo.

Centro de Educação Ambiental realiza oficinas em escolas do município (Foto: Divulgação)