O Lajeadense entrou em campo já classificado e venceu o Guarani por 1 a 0 nessa terça-feira, 12. Com o resultado, o time subiu para a segunda colocação do Grupo B. A última rodada da fase de grupos será disputada no domingo, com todos os jogos às 15h. O time de Gelson Conte ainda persegue a liderança.
O cenário para terminar na ponta da tabela é relativamente simples. O Alviazul precisa vencer o Bagé, fora de casa, e torcer para o Guarany, líder do grupo, não vencer o Guarani. Além disso, o time de Lajeado precisa olhar no retrovisor. Se perder ou empatar, pode ser ultrapassado pelo Avenida, que encara o São Paulo, em Santa Cruz do Sul.
Se antes Gelson Conte dizia que poderia poupar jogadores na última rodada, agora não será possível. A vantagem de terminar na liderança ou na segunda colocação é grande, pois dá o direito ao time de decidir o primeiro mata-mata em casa. Para a partida, o treinador não terá Luca Giovanella e Darlã, suspensos após receberem o terceiro cartão amarelo.
Cenários do mata-mata
Os panoramas dos grupos A e B fazem com que o Lajeadense descubra quem será o seu adversário das quartas de final apenas quando todas as partidas estiverem encerradas. Até sete times podem ser o oponente na próxima fase.
Se terminar em primeiro lugar, o Alviazul deve ter como adversário uma das seguintes equipes: Brasil, Glória, Tupi ou Igrejinha. Ficando na segunda colocação, o adversário provavelmente será o Cruzeiro. Já se terminar em terceiro, o oponente será o perdedor do duelo entre União Frederiquense ou Veranópolis. O União é líder e joga pelo empate para permanecer na ponta do Grupo A.
Os dois primeiros colocados de cada grupo decidem o confronto das quartas de final em casa.