“Travessias”, o novo roteiro turístico do Vale  

TURISMO

“Travessias”, o novo roteiro turístico do Vale  

Travesseiro realizou o passeio piloto de novo produto turístico do Vale do Taquari

“Travessias”, o novo roteiro turístico do Vale  
A visitação encerrou no Sítio Chico, momento de brindar o sucesso do passeio piloto e trocar ideias sobre as próximas etapas (Foto: Felipe Stefani/arquivo pessoal)
Vale do Taquari

Após a realização de um curso de turismo rural envolvendo empreendedores do município de Travesseiro, desenvolvido pelo Senar, foi realizado na sexta-feira, 8, o passeio piloto do roteiro “Travessias”. A ideia é preparar o primeiro roteiro turístico de Travesseiro, percorrendo diversas localidades e, conjuntamente, contar a história do município e de seu povo.

A recepção do grupo foi por intermédio da música. Ao som da gaita, os convidados foram acolhidos no espaço do Nono Gusto, no centro do município. No local foi apresentado o roteiro e servido o café da manhã preparado pela vó Hedi.

A visitação continuou com passagem pelo Memorial Essig, na localidade de Picada Felipe Essig, com a exposição da história da localidade e um acervo com diversas ferramentas e itens de trabalho utilizados desde a chegada do primeiro morador, em 1895.

A próxima parada foi na comunidade de Três Saltos Alto, na Cascata da Família Kochem, local de fácil acesso com a caminhada em uma trilha de, aproximadamente, 300 metros os visitantes chegam ao pé da cachoeira. Na mesma comunidade ocorreu o almoço típico italiano, no Casarão da Família Martini, com muita massa, polenta, salame, queijo e degustação de vinho e licor.

Outro ponto turístico que integra o roteiro é a pinguela e túnel verde localizado em Três Saltos Baixo. Um espaço para a contemplação da natureza e visualização do rio Forqueta. Há 200 metros deste ponto, o grupo conheceu o Sítio Cavaterra, um antigo abatedouro transformado em residência familiar. No local os participantes contemplaram a natureza, ouviram música e degustaram alimentos produzidos pelos proprietários.

Ainda faz parte do roteiro, o espaço Melânia Artes, no Centro do município, que oferece grande variedade de artesanato. A visitação encerrou no Sítio Chico, onde se localiza uma microcervejaria artesanal, momento de brindar o sucesso do passeio piloto e trocar ideias sobre as próximas etapas.

O Travessias é uma realização do grupo de empreendedoras com o apoio da Administração Municipal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emater e Sicredi.

Um Vale de oportunidades

O prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier, garantiu que a Administração quer ser parceira e colaborar com o desenvolvimento do turismo no município.

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, destacou o lançamento de dois produtos turísticos no Vale do Taquari, em Pouso Novo e Travesseiro. Sobre o Travessias, Arenhart salienta que o turista terá contato com a vida simples do interior, casarões, cultura e artesanato locais. “O momento que turismo está vivendo é único e o Vale do Taquari vai se favorecer, pois as pessoas estão buscando destinos de natureza e mais tranquilos. O Vale do Taquari está sendo descoberto”.

O presidente da Amturvales menciona ainda que o Cristo Protetor, de Encantado, favorecerá todas as cidades do interior, independente da distância que se encontrem. “Os turistas querem coisas simples, bem feitas e com atendimento qualificado. É um setor que trabalha com pessoas felizes, eles vêm para consumir e ser surpreendidos.” E, além disse, reforçou o presidente da Associação, o turismo é uma indústria sem inadimplência. “Somos um Vale de oportunidade, neste novo normal que se desenha.”

Acompanhe
nossas
redes sociais