A capital gaúcha foi confirmada como sede do South Summit, maior feira de inovação do Sul da Europa. É a primeira vez que o evento ocorre fora do Velho Continente e o significado desse anúncio reflete sobre as estratégias desenvolvidas no Vale do Taquari, em especial em Lajeado.
Seja pela aproximação geográfica, passando pela visibilidade acerca das discussões sobre tecnologia, inovação e sociedade digital, líderes da região articulam meios de participar e, até mesmo, integrar alguma atração no evento, marcado para março de 2022.
“O South Summit vai nos auxiliar. Seja pelo acesso dos empreendedores ou da população interessada no tema e até para convidarmos pessoas do mundo para conhecer o que estamos fazendo por aqui”, avalia o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, ao citar o Pro_Move.
O objetivo do programa, de criar ambientes favoráveis para a inovação dentro das empresas e na cidade, precisa ser internalizado pela comunidade. A partir disso, Caumo ressalta o potencial de engajamento que a feira internacional proporciona.
Como bons exemplos servem de inspiração, um evento deste porte, representa oportunidade, afirma a gestora de Relacionamentos e Negócios do Tecnovates, Cintia Agostini. De acordo com ela, o processo de apropriação da sociedade sobre os movimentos de transformação na economia tem um tempo de maturação.
“No passado, alguma mudança em larga escala demorava décadas para serem replicadas no nosso país. Hoje esse processo é mais rápido devido às facilidades de acesso à informação. No entanto, isso não quer dizer que aprendemos de uma hora para outra.”
Para ela, os movimentos para busca de soluções e novas práticas têm um tempo de maturação e dependem do ambiente em que estão inseridos. “Em Lajeado, temos o Pro_Move. Algumas cidades começam a ensaiar estruturas para esses debates, como em Estrela e Encantado. Mas ainda não temos uma organização regional.”
O South Summit no RS foi confirmado na manhã da quarta-feira passada, 6, em Madri, na Espanha. No anúncio da feira de 2022, o governador Eduardo Leite afirmou: “É mais do que um sonho, é algo que estamos trabalhando para que se torne realidade desde 2019.”
A feira deste ano recebeu mais de 1,2 mil investidores, com 6,8 mil starups e participação de quase 7 mil empresas.
Entre a expectativa e a realidade
Os resultados a partir das técnicas de movimentos como o Pro_Move aparecem em longo prazo. Para o Pro_Move, como afirmou o superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS (Tecnopuc), Jorge Audy, em reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), seriam necessários 15 anos para implantar as transformações.
Seja por necessidade financeira ou por cultura de gestão, o empresariado precisa de resultados mais imediatos. É o que destaca o presidente da Câmara da Indústria e Comércio da região (CIC-VT), Ivandro Rosa. Justo neste descompasso de tempo está uma das barreiras na relação de academia, instituições de pesquisa e gestores dos negócios. “O tempo para os negócios é diferente. Para muitos não há fôlego para esperar cinco, dez anos, para algum resultado.”
Encontrar o equilíbrio nas expectativas é fundamental, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lajeado, André Bücker. “As preocupações dos empresários são legítimas. Há contas para pagar todos os meses. Quem investe tem que ver propósito naquilo.”
Em meio a essas diferentes visões, Bücker realça o conceito do Pro_Move de ações compartilhadas. “As soluções não estão dentro da caixinha, da empresa. Mas para formamos redes de cooperação, como fizemos com o Trilhas do Conhecimento, em parceria com o Senai.”
O programa referido pelo secretário tem como propósito a inclusão social. Pelo diagnóstico de Lajeado, há uma lacuna entre a conclusão do Ensino Médio e a entrada no mercado de trabalho, por vezes afasta o jovem das melhores oportunidades.
Como o South Summit pode favorecer o Vale do Taquari?
“Teremos um acesso mais fácil aos exemplos e discussões do que está sendo feito no mundo. Junto com isso, poderemos aproximar nossa região e Lajeado dos investidores. É uma oportunidade de fortalecermos o Pro_Move e servir de inspiração para as cidades da nossa região”, Marcelo Caumo, prefeito de Lajeado.
“O evento em Porto Alegre é mais acessível, pois facilita a participação de empreendedores e de líderes locais. Seja para visitarmos quanto para termos algum espaço de apresentação de possíveis cases nossos, pelo fato de termos diversas iniciativas em andamento nos municípios e nas empresas”, Ivandro da Rosa, presidente da CIC-VT.
“É uma feira gigante, das maiores no setor, e que será bem perto de nós. O evento cria um ambiente favorável para ampliarmos as conversas e engajamento sobre inovação. Também aproveitar para mostrarmos o Vale do Taquari e atrair investidores”, André Bücker, secretário de Desenvolvimento Econômico de Lajeado.
“Sempre é uma oportunidade. Quando olhamos para temas amplos, que tem maior presença nos países desenvolvidos, onde grandes empresas e organizações implementam novos formatos produtivos e de qualificação, passamos a nos apropriar dessas experiências. A feira traz uma chance de nos conectarmos com o que de mais atual está acontecendo”, Cintia Agostini, gestora de relacionamento e de negócios do Tecnovates.
Saiba mais
- O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios;
- Foi criada pela Espanha Startup em 2014;
- Está sediada em Madrid e estende a rede de conexão para o mundo;
- A edição de 2020 foi de forma online. A organização contabilizou mais de 52 mil espectadores;
- Neste ano, ocorreu no início de outubro. Atraiu mais de 1,2 mil investidores, 6,8 mil startups e disponibilizou cerca de US$ 130 bilhões para aplicação;
- A próxima edição será em Porto Alegre. É a primeira vez que ocorre fora da Europa.