A Feira do Livro de Lajeado inicia nesta semana com sua 15ª edição. A novidade esse ano, além da nova localização, é o formato híbrido, que contará com encontros com escritores, espetáculos teatrais, horas do conto, shows e piquenique literário. As atividades ocorrerão entre os dias 13 e 17 de outubro, no Parque dos Dick.
O evento, organizado pelo Sesc e pela administração de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria da Educação (SED), tem como tema a frase “Faça do seu dia poesia”, em alusão ao Dia do Poeta e Dia Nacional da Poesia. A patrona 2021 é a professora e escritora Ana Cecília Togni, a Tia Chica.
“Vai ser um sucesso”
A Feira ocorria tradicionalmente na Praça da Matriz. Com a pandemia, em 2020 ela foi organizada quase que totalmente de forma virtual, conforme conta o secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel. “Quando definimos a realização do evento esse ano não sabíamos como estaria a situação da pandemia, então decidimos partir para um modelo híbrido porque ano passado as atividades virtuais deram muito certo”, afirma.
De quarta à sexta-feira as atividades serão online, com algumas presenciais no espaços do Sesc e na Univates. As lives serão transmitidas pelas redes sociais da Secel. Sábado e domingo as atividades ocorrerão presencialmente, no Parque dos Dick. O chamado Piquenique Literário contará com exposição, comercialização de livros e atrações culturais, com início às 09h até o começo da noite. Em caso de chuva, o piquenique será transferido para o Ginásio Municipal Prof. Nelson Francisco Brancher.
Na quarta-feira, atividade com o Grupo de leitura Terceira Margem ocorre presencialmente no Lounge do 2º andar do Teatro Univates às 19h30min. Na sexta-feira o destaque é o Sarau Literário da Alivat, às 19h30 no teatro do Sesc.
No sábado, o destaque da programação presencial é homenagem à patrona às 10h e o espetáculo As fantásticas aventuras de um menino que lia livros, às 16h. No domingo, além de várias contações de histórias, o evento encerra com show do Cantantes Vocal.
O evento conta com apoio da Univates e da Alivat e tem patrocínio da Sicredi Integração RS/MG e Unimed VTRP.
Sucesso nas redes e nas livrarias
Na quinta-feira, 14, às 19h30m, ocorre a live com o escritor Allan Dias Castro, com a mediação do escritor membro da Alivat e advogado Sr. Ney Arruda Filho.
Castro é passofundense, poeta, escritor e compositor. Lançou seu primeiro livro, O Zé-Ninguém, em 2014. Em 2019, publicou Voz ao verbo, que teve origem no projeto homônimo de poesia falada na internet, cujos vídeos ultrapassaram a marca de 100 milhões de visualizações nas redes sociais. Sua mais recente publicação é uma parceria com a Monja Coen, intitulada A Monja e o Poeta.