O passeio piloto do roteiro “Travessias” ocorreu na sexta-feira passada, 8, a um grupo de convidados. O evento teve como objetivo testar a rota desenvolvida por um grupo de mulheres do município. A iniciativa surgiu com o curso de turismo rural promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e teve como produto a preparação ao primeiro roteiro turístico de Travesseiro, que percorreu diversas localidades e contou a história do município.
O grupo foi recepcionado com música de um gaiteiro no espaço Nonô Gusto, no centro do município. No local, o roteiro foi explicado e um café da manhã, preparado pela vó Hedi, servido aos visitantes.
Na sequência, o grupo foi ao Memorial Essig, em Picada Felipe Essig. Os turistas conheceram um pouco da história da localidade e um acervo com diversas ferramentas e itens de trabalho que eram utilizados desde a chegada do primeiro morador em 1895.
A próxima parada do grupo foi a Cascata da Família Kochem, em Três Saltos Alto. O local é de fácil acesso e após uma trilha de aproximadamente 300 metros. Os visitantes chegam ao pé da cachoeira.
Ainda em Três Saltos Alto, foi oferecido o almoço típico italiano no Casarão da Família Martini. O cardápio oferecia massa, polenta e os participantes degustaram ainda vinho, licor, salame e queijo.
Outro ponto turístico que faz parte do roteiro é a pinguela e túnel verde, localizado em Três Saltos Baixo. O trecho é destinado a contemplação da natureza e visualização do rio Forqueta, sendo que no local não há itens para comercializar.
Também em Três Saltos Baixo, a cerca de 200 metros da pinguela, o grupo conheceu o Sítio Cavaterra. A casa é um antigo abatedouro que foi transformado em uma residência familiar. No local os participantes puderam contemplar a natureza, ouvir música e degustar alimentos produzidos pelos proprietários.
Retornando a área urbana, o grupo visitou o espaço Melânia Artes, onde encontraram uma grande variedade de artesanato.
O roteiro terminou no Sítio Chico, que conta com uma microcervejaria artesanal. No local, o grupo brindou o sucesso do passeio piloto e trocou ideias sobre as próximas etapas.
O prefeito Gilmar Southier parabenizou todos os integrantes do grupo Travessias. “A administração quer ser parceira e colaborar com o desenvolvimento do turismo no município”, destaca.
O presidente da Associação dos município de turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Leandro Arenhart, destacou as belezas do município e comentou que o pós pandemia vai favorecer o turismo rural. “As pessoas vão nos procurar para conhecer roteiros em meio a natureza com pouca aglomeração”, explica
O roteiro Travessias é uma realização do grupo de empreendedoras com o apoio da administração municipal, Senar, Emater e Sicredi.