A circulação de clientes no comércio varejista gaúcho é próxima ao período pré pandemia. É o que aponta a Confederação de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a entidade, as lojas devem vender 51% a mais do que no ano passado, o que equivale a R$ 687,2 milhões.
O Dia das Crianças é a terceira data mais importante do ano para o varejo, atrás apenas do Natal e Dia das Mães. As vendas, em 2020, foram afetadas pelas restrições sanitárias.
“Ao final de setembro, o fluxo de consumidores em áreas comerciais no Brasil era 8% menor do que em fevereiro de 2020. Nos momentos mais agudos da crise sanitária, o fluxo diário de consumidores chegou a cair 69% em relação nível considerado normal. Desde o fim da segunda onda, em abril, o fluxo de consumidores avançou 34%.”, diz a CNC, em nota.
Mesmo com o aumento dos clientes, o comércio é desafiado pelo repasse dos preços diante da inflação. Os itens de maior procura tiveram variação média de +7%. Dentre os produtos e serviços mais demandados para época, se destacam bicicletas (+15,9%), doces (+12,3%) e lanches (+10,9%).