A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou ontem a Operação Nossa Senhora Aparecida 2021 em todo o país. A estratégia se estende até as 23h59 da próxima terça-feira, 12.
De acordo com o chefe de policiamento e fiscalização da PRF em Lajeado, Eduardo Aita, os locais com maior ocorrência de acidentes que demandam maior atenção são nos perímetros urbanos de Nova Santa Rita, Soledade e Lajeado. A delegacia é responsável pela BR-386 até Victor Graeff.
“Estamos com equipes extras nesses trechos para garantir a segurança viária e também fazer nosso trabalho ordinário de combate à criminalidade”, afirma Aita.
O trânsito deve ser intenso tanto em direção à capital, quanto ao interior.
Aumento de infrações
Ultrapassagem em local proibido e excesso de velocidade são as irregularidades mais comuns na BR-386 em feriados. Os agentes também estão atentos ao controle de embriaguez no volante.
“Qualquer condutor que for abordado, será submetido ao teste do etilômetro”, enfatiza Aita.
Por recomendação em nível nacional, as equipes que atuarão nas rodovias federais terão atenção especial para o uso de cinto de segurança, capacete, dispositivos de retenção para crianças e telefone celular. Serão feitas fiscalizações específicas de motocicletas e das condições de conservação dos veículos.
Dicas para uma viagem segura
- Mantenha a distância de segurança em relação aos demais veículos, e ultrapasse apenas quando houver plenas condições de segurança.
- A checagem do automóvel é importante até mesmo para pequenas viagens, o que inclui a revisão do motor, em especial com relação ao óleo e ao nível da água. Calibre nos pneus.
- Deixe os faróis acesos para ver e ser visto. Em caso de restrição de visibilidade em razão de condições climáticas desfavoráveis, a orientação é diminuir a velocidade, sem freadas bruscas; manter o farol baixo ligado (nunca usar farol alto); manter sempre uma distância segura em relação ao veículo que está à frente e sinalizar qualquer mudança de direção.
- Verifique a presença e estado dos equipamentos obrigatórios, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo.
- A cadeirinha é fundamental para o transporte de crianças. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização.
- A atenção em cruzamentos e áreas urbanas deve ser redobrada.
- Planeje a viagem para evitar, na medida do possível, os horários de pico.
- Dirigir cansado ou com sono aumenta os riscos de erros e acidente. É sugerido que a cada três ou quatro horas de viagem, seja feita uma pausa para descanso ou para revezar a direção do veículo