Governo do Estado assina memorando de cooperação com universidade da Espanha

Missão à Europa

Governo do Estado assina memorando de cooperação com universidade da Espanha

O acordo foca nas áreas de ecossistemas regionais de inovação, governança, tecnologias digitais, inovação aberta, smart cities e living labs, desenvolvimento sustentável, educação e cultura empreendedora

Governo do Estado assina memorando de cooperação com universidade da Espanha
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

No quarto dia da missão governamental à Europa, o governador Eduardo Leite assinou, nesta quinta-feira (7), em Barcelona, na Espanha, um memorando de entendimento com a universidade Ramon Llull para cooperação no desenvolvimento de projetos de interesse e benefício mútuo para o desenvolvimento do RS. O documento também foi assinado pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.

O foco do acordo, assinado também pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e pelo pró-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Jorge Audy, foca as áreas de ecossistemas regionais de inovação, governança, tecnologias digitais, inovação aberta, smart cities e living labs, desenvolvimento sustentável, educação e cultura empreendedora.

“Esse protocolo busca a cooperação para que possamos trocar experiências, desenvolver projetos de living labs, um dos conceitos presentes no distrito 22@, na direção de desenvolvermos políticas públicas que possam ajudar no ambiente de inovação do Estado. Essa experiência de Barcelona oferece muitas oportunidades, e a parceria com a universidade vai permitir que possamos aprimorar nosso trabalho nessa direção”, explicou o governador.

O documento também prevê o apoio para a instalação de um hub de inovação do Estado no Parque de Inovação La Salle Technova Barcelona, a fim de ajudar universidades, entidades públicas e privadas de todo o Estado a se conectarem com o ecossistema de Barcelona e sua área de influência. O memorando tem vigência de quatro anos, podendo ser prorrogado ou modificado a qualquer momento.

“Ao formalizarmos esse acordo de cooperação, vamos dar a possibilidade de enriquecer essa colaboração em ecossistemas de inovação e alavancar a economia baseada em inovação. O RS, como diz o governador, tem de se projetar internacionalmente e ter essa visibilidade como um espaço de inovação na economia moderna”, disse o secretário Lamb.

Leite assinou o memorando durante visita à Barcelona Activa, a agência de fomento à inovação e tecnologia da prefeitura de Barcelona. O espaço fica no distrito 22@, idealizado por Josep Piqué, cujo projeto envolveu o planejamento urbanístico e de um plano de infraestrutura pública, culminando na revitalização de uma área de 200 hectares na cidade. O professor catalão também participa das ações do Pacto Alegre, na capital gaúcha.

Sobre o espaço, Leite destacou o projeto Cibernarium, serviço de treinamento e disseminação da tecnologia que foi criado em 1999 com o objetivo de desenvolver talentos na área da tecnologia da informação. Além disso, também oferece a chamada alfabetização digital.

“Percebo que, muitas vezes, as pessoas ainda não têm clareza do que exatamente procurar em termos de formação digital. Temos uma etapa anterior de letramento digital, para dar suporte e alcançar às pessoas o que essas tecnologias representam de oportunidades, e onde melhor podem se enquadrar. Precisamos desenhar isso no RS, e buscamos, aqui em Barcelona, essas boas inspirações”, disse o governador.

O governo do Estado criou o MobilizaRS, programa que reúne um conjunto de iniciativas orientadas a apoiar trabalhadores, empreendedores e empresas na retomada da atividade econômica e do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Por meio da plataforma (mobiliza.rs.gov.br), será disponibilizada uma série de recursos a trabalhadores e empresários, com o intuito de estimular a economia gaúcha e o empreendedorismo, além de aumentar a empregabilidade no Estado. Entre os cursos disponibilizados, estão aulas na área da TI, de nível básico à avançado.

• Clique aqui e veja o memorando assinado.

Encontro com o presidente da Catalunha

No começo da manhã desta quinta-feira (7), Leite se reuniu com o presidente da Catalunha (governo catalão), Pere Aragonès, na sede da Generalidade da Catalunha (Generalitat de Catalunya ou Generalidad de Cataluña), instituição política do governo autônomo da Catalunha.

Depois de conhecer as instalações do Palácio de Generalitat, um dos poucos edifícios medievais que ainda está em funcionamento na Europa, o governador e o presidente tiveram uma conversa reservada.

“Depois da nossa agenda em Madri, viemos a Barcelona, referência mundial em termos de reconversão direcionada à economia e à inovação. Com o presidente da Catalunha, que seria equivalente a um governador estadual, conversamos sobre as experiências locais em relação ao saneamento, transporte metropolitano, mudança da matriz energética para energia limpa, entre outros temas, principalmente dentro dessa perspectiva de mudança econômica, para vermos como estão se organizando na Europa, especialmente dentro da Catalunha. Estamos sempre buscando referências adequadas para estarmos alinhados, no RS e no Brasil, com o que queremos para o futuro do planeta e da nossa sociedade”, disse Leite.

Visita à Fundesplai

Por fim, a última agenda do governador em Barcelona foi uma visita à sede da Fundesplai, marca com a qual se apresenta a Fundação Catalã do Lazer e as entidades que congrega. Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos onde, há quase 50 anos, são realizadas ações voltadas para crianças, jovens, famílias e tem interlocução com o terceiro setor nas áreas educacional, social e ambiental. Leite e a comitiva foram recepcionados pelo presidente Josep Gassó.

A fundação tem como missão educar crianças e jovens, fortalecer as organizações de lazer e do terceiro setor, melhorar o meio ambiente e promover a cidadania e a inclusão social, com vontade transformadora.

O governador foi apresentado à plataforma “Demà Jovem”, aliança global entre a Fundesplai e a Renapsi, partilhada com entidades socioeducativas de Espanha, Itália, Portugal, Romênia, Suécia e Holanda. A Fundesplai e a Renapsi pretendem começar a utilizá-la nesses países e localizar essa tecnologia, além de seus respectivos programas de digitalização.

A plataforma oferece uma solução completa de gestão por estar focada na área educacional e laboral: busca a qualificação profissional do jovem por meio de cursos presenciais e on-line, oferece um atendimento personalizado e ágil e sua metodologia permite avaliar e melhorar as habilidades dos jovens para garantir o recrutamento imediato do aprendiz. A metodologia inclui o atendimento psicossocial personalizado acompanhado de aprendizes e uma plataforma de seleção e recrutamento, bem como a combinação de trabalho remunerado e formação para os jovens neste período.

“Como sociedade, temos um mesmo problema: precisamos criar condições para que todos tenham a mesma oportunidade de crescer, de ser inserido no mercado de trabalho, e temos essa preocupação devido às mudanças da economia, da tecnologia, que faz com que todos estejam preocupados com o futuro. Por isso, é importante que possamos oferecer aos nossos jovens a oportunidade de serem inseridos neste novo mundo que se apresenta, com as habilidades e competências que essa nova economia vai exigir, mas também como cidadãos com mais respeito à diversidade e à inclusão”, afirmou o governador.

Em 2020, a Fundesplai atingiu 172.778 beneficiários – 119 centros de lazer, com 31.804 participantes e atuação de 1.641 monitores; 83.795 crianças e jovens em atividades de complemento à educação formal, e apoio a 1.073 entidades do terceiro setor, com 6.530 participantes nas atividades de formação.

Ao chegar a Barcelona, na noite da quarta-feira (6/10), o governador foi recepcionado pelo cônsul-geral do Brasil em Barcelona, Clemente de Lima Baena Soares. Os dois conversaram brevemente, em caráter reservado.

Ainda nesta quinta (7), o governador e a comitiva viajam para Toulouse, no sul da França, para o último dia da missão governamental internacional. Na cidade, o governador visitará a sede da Hyperloop TT. De segunda (4) a quarta (6), Leite esteve em Madri, capital da Espanha.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais