A ampliação do número de vagas para o curso de Medicina da Univates pautou uma reunião entre o prefeito Marcelo Caumo, reitora e vice-reitora da universidade, Evânia Schneider e Fernanda Pinheiro, além do vereador Alex Schmitt (Progressistas), com o ministro da educação, Milton Ribeiro. O encontro ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 6, na sede do ministério.
Conforme Caumo, o assunto está em discussão há algum tempo e é considerado de suma importância para a região, especialmente diante da necessidade cada vez maior de profissionais de saúde. Demanda evidenciada pela pandemia. Desta forma, a ida para a capital federal também serviu para verificar como está o andamento da solicitação.
Schneider destacou que a continuidade do processo no MEC depende do fornecimento de informações atualizadas por parte do Ministério da Saúde em relação à estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Esse requisito é importante justamente por conta da natureza do curso.
Formalização
Após o Legislativo aprovar o projeto de lei que autoriza a permuta de imóveis entre o município, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Hospital Bruno Born, a formalização dos trâmites também foi realizada. Caumo salienta que a casa de saúde vai ficar com o imóvel hoje ocupado pelo órgão, a fim de ampliar as suas instalações. Por sua vez, deverá custear a construção de uma sede para o instituto, no terreno da antiga Praça Mário Lampert. A área pertence ao Executivo.