A primeira Feira Medieval de Estrela está programada para o feriado de 12 de outubro, Dia das Crianças. O evento, ocorre das 10h às 20h, com entrada franca, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), e com a produção do Coletivo de música e teatro Bando Celta.
A ideia, segundo a titular da Secel, Carine Schwingel, surgiu com o objetivo de promover um evento de integração em uma atividade diferente e para toda a família. “Estas feiras reúnem todas as gerações de amantes de histórias fantásticas e da cultura de massa. Estamos muito felizes em poder viabilizar esta parceria em nossa Estrela”, ressalta a secretária.
O cenário escolhido para a Feira Medieval é também uma viagem na história e no tempo. A área da Escadaria e todo o charme recuperado da antiga Rua da Praia servirão para a montagem de palco e bancas dos 30 expositores que trarão de tudo um pouco da cultura Geek para Estrela. “Será uma oportunidade para interagir com amantes de cosplay, que virão para Estrela com suas fantasias, deixando a nossa feira ainda mais divertida”, projeta Carine.
Além das bancas – onde será possível adquirir produtos personalizados – haverá shows e praça de alimentação com food truks e food bikes, uma das novidades trazidas pela organização da feira.
Interação com histórias de ficção
A ambientação medieval cria o cenário perfeito para a interação com as histórias e conto de fadas. Na ficção, dragões, seres com superpoderes e aparência diferente são comuns. Esta é a proposta da Feira Medieval, de acordo com o coordenador do evento, Renato Velho, também integrante do Coletivo de música e Teatro Bando Celta. De acordo com ele, o público encontrará um “mundo” muito distante, repleto de mistérios, fantasias, música, dança e atividades. “Em plena era tecnológica, na qual o ser humano está praticamente abduzido pelos celulares, redes sociais, internet, comunicação em tempo recorde e em minúsculos textos, o Bando Celta propõe algo que anda na contramão desse fluxo”, explica.
Velho propõe que, pelo menos por algumas horas, suficientes para exercitar a reflexão, o olhar, ajustar a respiração, o fluxo sanguíneo e se entregar a uma festa onde o importante é a pessoa e seus rituais mais sagrados. “O público encontrará fantasia, no mais amplo sentido, em eventos familiares que acolhem a todas as tribos: medieval, celta, viking, fantasia, geeks, filmes, oriente e ocidente, estão presentes na temática das feiras, que tem como objetivo oferecer cultura e entretenimento por meio de diferentes vivências”, complementa.