Como você aprendeu a tocar gaita?
Meu vô Eusébio, sempre gostou muito de música, principalmente do Terno de Reis. Ele sempre quis que um neto dele aprendesse algum instrumento para participar dos evento de Reis e tocar nos aniversário dele. Uma vez reunimos todos os netos e sobrinhos e disse que me interessava em aprender a tocar gaita. A primeira foi presente dele. Depois comecei a fazer curso com um professor de Paverama, ele me deu aula até 11 anos. Nesse período ficava em frente ao salão de beleza da minha mãe tocando música para os clientes dela. Então desde o começo, a gaita foi uma paixão e sempre fez parte da minha vida.
Por que é difícil encontrar professores de gaita?
Acredito que seja pelo simples fato que a tecnologia cresceu e atrapalhou no surgimento de novos professores e pessoas interessadas em aprender um instrumento musical. Lembro que meu vô falava que no passado, as pessoas não tinham tantas distrações como hoje, então no tempo livre buscavam conhecimento e geralmente buscavam aprender um instrumento musical, como gaita e violão. Isso mostra a realidade de hoje, pois os professores geralmente são pessoas mais velhas.
Muitos falam que os gaiteiros serão extintos. Por que é tão difícil encontrar gaiteiros?
Como disse antes, as pessoas não querem saber de continuar a tradição, pois é muito mais fácil lidar com a tecnologia do que aprender um instrumento musical. Não será surpresa se em um futuro próximo encontrem algo para substituir os gaiteiros, pois será raro encontrar eles.
Quem são suas inspirações?
Tenho várias inspirações no meio da música, mas entre eles está Daniel Hack, ex-membro do Serranos. Ele é um dos melhores gaiteiros do Rio Grande do Sul e um grande professor.
O que a gaita significa na sua vida?
Não tenho palavras para descrever o que a gaita significa pra mim. Ela me deixa alegre, me faz bem. Quando preciso de algo para me confortar, pego ela para ficar a vontade. É algo que toca o meu coração.
Viver da arte é um desafio. Acredita que é possível viver de música?
Dá para viver sim, pois é um trabalho igual aos outros. Existe concorrência, mas é algo que, quando bem organizado, conseguimos viver. A pandemia atrapalhou a vida dos artistas, mas aos poucos vamos voltando a normalidade apresentando nossa arte pelo Brasil.
A música interfere no seu modo de ver a vida?
Sou um apaixonado pela música, sempre que posso estou Acho que ela interfere como um ponto positivo.
Qual o teu sonho na música?
Pretendo começar a gravar para grandes músicos e tocar em grandes shows pelo Brasil e mundo.