Lajeado adia exigência de esquema vacinal completo

Covid-19

Lajeado adia exigência de esquema vacinal completo

Caumo aponta que redação do decreto baixado pelo governo estadual no fim da semana passada é facultativa

Lajeado adia exigência de esquema vacinal completo
(Foto: Arquivo A Hroa)
Lajeado

O município não vai exigir o passaporte vacinal completo para acessar casas noturnas e eventos diversos neste primeiro momento. Em entrevista ao programa Redação nas Ruas, da Rádio A Hora 102.9, o prefeito Marcelo Caumo anunciou o posicionamento. A decisão foi tomada durante reunião do Comitê Gestor da pandemia na manhã de ontem, 4.

De acordo com o chefe do Executivo, a redação do decreto baixado pelo governo estadual no fim da semana passada é facultativa. A Administração leva em consideração o seguinte trecho: “o comprovante de vacinação ou de testagem contra a covid-19 poderá ser ordenado para o ingresso e permanência nos estabelecimentos”. Outro fator apontado é a circulação do vírus na cidade, considerada sob controle. Após a realização do Acampamento Farroupilha, encerrado há duas semanas, havia uma expectativa sobre o comportamento dos casos. Os índices se mantiveram estáveis.

Surto gripal

O indicador de procura por atendimentos na rede de saúde local cresceu de 75, considerada a margem de segurança, para 88, na última semana. Esse foi um dos pontos debatidos na reunião. Tal elevação foi atribuída, sobretudo, a um surto gripal, sem necessariamente ter relação com o coronavírus. “Atualmente, menos de 10% das pessoas que realizam testes confirmam o diagnóstico para o coronavírus. Isso nos tranquiliza porque conseguimos manter as flexibilizações no município. É importante que tenhamos esse controle para os números permanecerem aceitáveis”, afirma Caumo.

Em função da ausência de obrigatoriedade para a apresentação do esquema vacinal com as duas doses, não serão realizadas fiscalizações a respeito desse tópico nos próximos dias. Conforme o prefeito, as equipes vão concentrar os esforços para inibir ou reduzir ao máximo as ocorrências de perturbação do sossego público.

Regras de transição

Junto com o decreto, o Estado elaborou uma regra de transição às atividades que terão de exigir o passaporte vacinal e a testagem para a operação. Até o dia 17 de outubro, empreendimentos como casas noturnas, arenas esportivas, feiras, cinemas, teatros e exposições poderão seguir protocolos sanitários anteriores, para que possam se adaptar às novas determinações.

Aqueles que já estiverem prontos poderão adotá-los de forma imediata. A partir do dia 18, a aplicação vai ser obrigatória. Caumo afirmou que o assunto deverá ser rediscutido até o início da vigência.

Acompanhe
nossas
redes sociais