Lula x Antipetismo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Lula x Antipetismo

Vale do Taquari

As pesquisas mostram que o retorno de Lula à disputa eleitoral freou o antipetismo. Em suma, isto sugere que a rejeição ao Partido dos Trabalhadores não cola totalmente no ex-presidente. A impressão é que o eleitor estaria mais disposto a relativizar os escândalos de corrupção com Lula à frente do Executivo federal. E isso tem uma causa. Para muitos eleitores, Lula ainda personifica a imagem e a memória do bem-estar social e de um Estado provedor de direitos. Entretanto, o antipetismo ainda é uma força política muito forte. E os adversários, da 1ª ou da 3ª via, vão utilizar a rodo essa carta na manga.


Coletivo Vale a Luta

Está confirmado para este sábado, às 15h, mais um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro em Lajeado. O encontro dos manifestantes ocorre no Parque dos Dick. Na sessão plenária desta semana, o vereador Sérgio Kniphoff (PT) reforçou o convite aos eleitores contrários ao chefe da nação. O evento deve perdurar até as 17h.


Vacinem-se!

A vacinação mitiga os efeitos mais graves da covid-19 e, consequentemente, impede a superlotação das UTIs. É uma escolha pessoal, sim, mas cuja negativa pode impactar a todos. Portanto, vacinem-se!

Quebra-molas

Em Lajeado, a Secretaria de Planejamento (Seplan) elabora um formulário padrão, que permitirá aos contribuintes solicitar a implantação de lombadas e faixas de pedestre elevadas. Após preenchido, o formulário deverá ser protocolado junto ao setor e todos os casos serão devidamente analisados e, após elaboração de estudo técnico, será definida a viabilidade ou não da instalação. Sobre isso, o vereador Marcio Dal Cin (PSDB) solicita que a mesma Seplan realize os investimentos em conformidade com os padrões e critérios necessários à mobilidade dos cadeirantes e pedestres.

Secretariado estrelense

Após o desgaste com o Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Rodrigo Kich, o prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB), precisa contornar um novo problema no secretariado. Responsável pela área da Cultura, Esporte e Turismo, a ex-primeira dama Carine Schwingel pode deixar a pasta em função de problemas particulares. O governo, no entanto, quer a permanência.


Ratzday

A Secretaria Estadual da Cultura anuncia a realização do Ratzday (Oktober Raiz). O evento está agendado para o dia 23 de outubro, a partir das 14h, no Parque Histórico de Lajeado. Além dos espaços para food trucks e cervejas artesanais, o público poderá acompanhar shows das bandas Stern Blasmusik, Os Legionários e General Rock. A entrada é gratuita.

Gastropubs

Os chamados “gastropubs” caíram na graça dos moradores do Vale do Taquari. Em Lajeado, a “febre” já está consolidada e com muitos bons exemplos. Há também bons exemplos em Estrela, Teutônia, Encantado, Arroio do Meio e, mais recentemente, em Taquari, onde os boêmios podem contar novamente com o El Granero, que reabriu as portas faz alguns dias. Pouco a pouco e a vida noturna vai voltando à normalidade. E que assim seja. Para sempre!


Poluição visual

Um grande exemplo no Vale do Rio Pardo. A prefeitura de Santa Cruz do Sul finalizou, nesta semana, a retirada da fiação aérea e postes da frente do principal cartão-postal da cidade, a Catedral São João Batista. A obra de realocação da rede para ruas paralelas, garantindo um vão de pelo menos 70 metros livre para a contemplação da estrutura, custou R$ 32,8 mil aos cofres do município.

 

 

 


Assembleia em 2023

Ex-vereadora e hoje atuando no setor de inovação da prefeitura de Lajeado, Mariela Portz (PSDB) sofre uma pressão amigável da alta cúpula do partido para concorrer em 2022. Ela tem muito prestígio junto ao governador. Por diversas vezes, a tucana negou veemente tal possibilidade. Mas, a gente sabe que não existe decisão definitiva na política. Em 2018, ela concorreu a Deputada Estadual e conquistou 11.775 votos, sendo pouco mais de seis mil só em Lajeado.

Assembleia em 2023 II

Douglas Sandri (Novo) é o assunto dentro do PP. A possibilidade do assessor parlamentar ingressar na sigla dos Progressistas é complexa, e, nesta semana, o tema gerou muita dor de cabeça para o diretório do partido na cidade. Marcelo Caumo (PP) é o nome preferido do partido, mas o atual prefeito reforça o apoio incondicional a Sandri. Fato é que o representante do Novo conquistou mais de 15 mil votos em 2018 e, talvez, seja a melhor oportunidade para o PP emplacar um deputado.

Acompanhe
nossas
redes sociais