Estudantes do GA desenvolvem pesquisas científicas

Produzido por Estúdio A

Estudantes do GA desenvolvem pesquisas científicas

Segunda edição do Ateliê Científico movimenta estudantes da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio

Apresentado por

O Colégio Sinodal Gustavo Adolfo realiza nos dias 5 e 6 de outubro, a 2ª edição do Ateliê Científico. Projeto criado para instigar a produção científica desde o início da caminhada escolar, o Ateliê instiga todos os estudantes da instituição a desenvolver pesquisas com metodologia acadêmica.

Coordenadora da área de Ciências, Mara Forneck afirma que o projeto representa uma grande conquista para a escola, diante do desejo de incentivar a pesquisa científica desde a Educação Infantil. Realizada no ano passado, a primeira edição do evento ocorreu de forma virtual, com a apresentação das atividades na área das Ciências da Natureza.

“A coordenação conseguiu promover e organizar junto com os professores, um momento virtual para as apresentações científicas, devido à pandemia”, ressalta. Neste ano, com a volta das aulas presenciais, os estudantes se reuniram em grupos e iniciaram um processo de pesquisa específico para o Ateliê, dessa vez envolvendo todas as áreas de ensino, ou seja, todos os professores da escola puderam atuar como orientadores.

O evento trabalha o tema “Problemas sociais reais e soluções possíveis.” De acordo com Mara, os estudantes foram desafiados a observar o seu entorno, apresentar soluções viáveis para as lacunas encontradas, seja em Lajeado, no Vale do Taquari ou mesmo no Rio Grande do Sul.

Apresentações e palestras

O evento ocorre com o mesmo formato dos congressos científicos, com salas divididas por temas. Na terça-feira, 5, ocorrem as apresentações presenciais dos trabalhos, tanto no campus GA Univates quanto no GA São Cristóvão.

Mara explica que os grupos serão formados aleatoriamente, para que as turmas fiquem misturadas. Cada pesquisa será apresentada em um tempo de 10 a 12 minutos. Os estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio também escrevem um artigo acadêmico, com a trajetória de pesquisa e as conclusões sobre o tema.

Estudantes do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental escrevem um resumo sobre a pesquisa realizada. “Eles precisam estabelecer a pesquisa como um todo e depois escrever de 250 a 400 palavras, o que é um grande desafio”, destaca. Todos os trabalhos precisam manter padrões de formatação e regramento exigido nas pesquisas científicas.

Os alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Médio realizam o trabalho em conjunto com as turmas. “A intenção é que façam o processo científico, mas em um modelo diferente”, ressalta. Na quarta-feira, o evento será marcado por palestras e oficinas, no Campus da Univates.

Primeira edição do Ateliê Científico foi realizada em 2020, com apresentações virtuais

Novo Ensino Médio GA

Os alunos que ingressarem no Ensino Médio do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo a partir de 2022 terão acesso a uma proposta inovadora. Criado em parceria com a Univates, o Novo Ensino Médio GA utilizará a estrutura da universidade e tem currículo criado com base em pesquisa realizada com estudantes, docentes, familiares e lideres regionais.

Além do conhecimento técnico e científico, os estudantes serão guiados para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, de autoconhecimento e de relação com o mundo. Tudo isso sem deixar de lado a preparação para as provas de vestibular e o Enem. Os alunos também poderão cursar disciplinas optativas em cursos técnicos ou de graduação na Univates.

As matrículas para as turmas do 1º ano do ensino médio estão abertas na secretaria do colégio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714 3214.