“A cirurgia bariátrica hoje é muito mais segura”

Entrevista

“A cirurgia bariátrica hoje é muito mais segura”

Médico Evandro Reis participou do A Hora Bom Dia na manhã deste sábado. Procedimento foi classificado como eletivo e essencial pelo Ministério da Saúde

“A cirurgia bariátrica hoje é muito mais segura”
Crédito: Mateus Souza
Vale do Taquari

A cirurgia bariátrica foi classificada como procedimento eletivo essencial pelo Ministério da Saúde. A recomendação integra as diretrizes da Atenção Especializada no Contexto da Pandemia de Covid-19, publicada pela pasta.

O cirurgião geral Evandro Reis foi o convidado do A Hora Bom Dia na manhã deste sábado, 2. Ele explicou que a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes que sejam obesos mórbidos há mais de cinco anos e que comprovem estar em tratamento clínico com resultado insatisfatório por pelo menos dois anos.

“Tem que cumprir critérios fundamentais, não é só a questão do peso e altura”, comenta. Conforme Reis, a cirurgia bariátrica, de dez anos para cá, tornou-se muito mais segura. “Quando era feita de forma tradicional, aberta, os riscos eram maiores por ser algo mais invasivo. Agora, são mais rápidas”, salienta.

O tempo de internação também diminuiu. “Aqui no HBB, os pacientes ficam em torno de 24 a 36 horas internados. Se opera num dia, e no outro vai embora. Tem menos dor no pós-operatório. É tudo muito bem tratado”, afirma Reis.

Alguns pacientes voltam ao trabalho 15 dias após a cirurgia. “Se for um serviço mais braçal, o prazo de retorno pode ser de 30 dias”, ressalta Reis.

O médico lembra ainda que é fundamental o acompanhamento multidisciplinar junto ao paciente, inclusive no pré-operatório. “Ali ele já é conduzido a uma mudança de hábitos de vida. A cirurgia está aí para ajudar, mas tem que estar muito forte nesta ideia de mudar os hábitos. Só aí vemos o resultado”, pontua.

OUÇA A ENTREVISTA

Acompanhe
nossas
redes sociais