Uma ação para conscientizar a comunidade sobre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. As cores que são símbolos do combate ao câncer de mama e ao câncer de próstata. Em Estrela, 200 sombrinhas colorem a Rua Coronel Flores, entre os antigos prédios da Polar, sendo 100 de cada cor.
Chamado de “Rua das Sombrinhas”, o local recebeu no fim da tarde de ontem um ato para marcar o início das campanhas de conscientização sobre o diagnóstico precoce e a prevenção.
“Queremos sensibilizar as pessoas da importância dos exames preventivos durante estes dois meses”, diz a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel.
A escolha por sombrinhas para promover a ação se deu por dois aspectos: elas representam proteção e autoestima.
“Vemos elas como símbolo de proteção. Elas nos protegem da chuva, e do sol. Ao perceber isso, pensamos nelas para representar também a prevenção ao câncer, que simboliza proteção a nossa vida”, diz Carine.
Além disso, o local também foi escolhido pelo aspecto visual, para ajudar a compor a paisagem com o Rio Taquari, área que é também marcada pelas pinturas nas paredes dos prédios da antiga Polar. Quem passa pelo local, aproveita para fazer uma foto e divulgar nas redes sociais.
Inspiração
Carine conta que, com a repercussão que a ação ganhou nas redes sociais, sete municípios gaúchos procuraram a secretaria para se inspirar em Estrela e replicar a ideia. “Se uma ação desencadeia outras ações positivas, é que o objetivo foi alcançado”.
Outras ações
Além das sombrinhas, outros pontos da cidade recebem corações rosas para decorar o ambiente. Os prédios públicos também recebem decorações nestas mesmas cores.