Fruto de um trabalho com mais de 40 horas de entrevistas, o estudo “Marcas & Relevância – Um olhar em profundidade para o consumidor do Vale do Taquari” trouxe um diagnóstico sobre as preferências e o comportamento do consumidor local. O trabalho foi desenvolvido pela Morama, agência de branding sediada em Lajeado.
Parte do conteúdo foi apresentado em reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), ocorrida na manhã de ontem. Mais de 30 pessoas residentes na região foram ouvidas, com idades de 25 a 65 anos, e de classes sociais alta, média ou média-baixa. A pesquisa deu preferência aos responsáveis pelas compras da casa.
“Mostramos aqueles que são os motivos que levam os consumidores a comprarem ou não produtos daqui, e o que importa para eles na hora de decidir”, explica Pâmela Cristina Faleiro, especialista em Gestão de Marcas e uma das sócias da Morama. Pela pesquisa, os consumidores do Vale do Taquari estão dispostos a comprar de marcas locais, sendo o papel dos gestores intensificar e fortalecer a relevância dos negócios e comprovar o que tem de mais valioso.
Para ilustrar este comportamento, o estudo apresenta seis pontos considerados fundamentais às marcas para o planejamento de ações. “São questões indispensáveis que precisam ser feitas para agora, para os próximos meses, não num futuro muito distante”, comenta Pâmela.
Espaço ao online
Um dos pontos mais destacados na palestra foi a percepção de que, para o consumidor do Vale, não já mais uma divisão de “físico” e “digital”. Ambos devem ter a mesma atenção. “O ambiente online não vai mais diminuir. Muitos consumidores vão seguir com as compras no digital, mesmo passando a pandemia”, salienta Pedro Carlessi, sócio da Morama e também especialista em Gestão de Marcas.
O estudo mostra que os consumidores procuram no online produtos com maior familiaridade ou marcas reconhecidas, como livros, cosméticos ou eletroeletrônicos. Por outro lado, nas lojas físicas, a preferência é por artigos de uso pessoal ou doméstico que possuem características personalizadas, como roupas, presentes e produtos com maior urgência de aquisição.
“É importante que estejam presentes o máximo de tempo possível na vida do seu público. Dar opções ao consumidor conhecer seu produto ou serviço no momento e horário que considerar melhor”, aponta Carlessi.
Campanhas
Com a pandemia, diversas campanhas foram desenvolvidas nos municípios, com o intuito de incentivar a compra no comércio local. Estas ações ajudaram a fortalecer o vínculo com as marcas locais. Mas não basta apenas a marca ser local.
“O consumidor regional gosta das marcas daqui, quer se envolver, ajudar elas a se manterem e crescerem. Se sente parte delas. Mas o que vai manter essas pessoas comprando dessas marcas? O que elas trazem de valor?”, questiona Pâmela.
Pontos para o planejamento de ações
1 – Físico e digital, com a mesma atenção
Estar presente o maior tempo possível
2 – Motivos claros para escolher o que consumir
Mostre os valores do seu negócio, não só do seu produto
3 – Informações acessíveis o tempo todo
Dê o máximo de informações ao consumidor
4 – Atendimento qualificado e resiliente
Adote práticas que ofereça conveniência
5 – Marketing boca a boca, em qualquer meio
Proporcione experiências encantadoras e valorize a micro influência
6 – Ver para crer: discurso & ação
Mostre o que você acredita por meio de ações concretas
Experiências e significados sobre o comprar local
O lado que aproxima
• O sentimento de evoluir juntos passa a ter mais significado do que apenas pertencer à determinada região;
O lado que afasta
• Somente o bairrismo já não sustenta a relação. Existe um abismo entre a intenção e a prática das marcas, e, assim, o comprar local também é associado a momentos negativos na jornada de compra;
Dados utilizados para nortear o trabalho da Morama
- 90% dos consumidores não retornam caso tenham vivido má experiência em loja física
- 91% dos consumidores esperam que os negócios mantenham a flexibilidade que demonstraram durante a pandemia
- 61% dos consumidores consideram os valores da organização um dos fatores prioritários na sua escolha
- 65% dos consumidores afirmam que irão prestar mais atenção aos impactos sociais e ambientais em relação ao que comprarem
- 98% dos que buscam eletroeletrônicos pesquisam a respeito do produto antes de comprar. Destes, 42% dão preferência ao site da loja para realizar a busca.
- 84% dos consumidores brasileiros recomendaram uma empresa a alguém após boa experiência que tiveram com ela.