Oficina de culinária traz autonomia a idosos em Conventos

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Oficina de culinária traz autonomia a idosos em Conventos

No dia do idoso, celebrado nesta sexta-feira, projeto busca incentivar ações que coloquem a terceira idade como protagonista

Oficina de culinária traz autonomia a idosos em Conventos
Nutricionista Gabriele Saueressig e a assistente social Barbara Mealho são as idealizadoras do projeto (Foto: Arquivo pessoal)
Lajeado

Farinha, fermento e açúcar são alguns dos ingredientes do projeto Idoso Gourmet, que também leva educação, carinho e autonomia à terceira idade. No dia do idoso, celebrado nesta sexta-feira, 1º de outubro, algumas ações são incentivadas. Entre elas, uma atividade culinária no bairro Conventos.

Na terceira quinta-feira do mês, a nutricionista Gabriele Saueressig e a assistente social Barbara Mealho oferecem aos idosos da Casa de Repouso Aconchego uma oficina de gastronomia, com direito a preparo de doces e salgados para serem consumidos na hora do lanche. Elas já atuavam na entidade há mais de um ano e combinaram os horários para proporcionar um atendimento multidisciplinar aos usuários do serviço.

Assim, no início deste ano, criaram um livro de receitas com as sugestões dos moradores do lar, com preparos que marcaram a vida dos idosos. Depois de pronto, a cada mês um prato é preparado por eles com a ajuda das profissionais.

O objetivo do projeto Idoso Gourmet é levar autonomia e proporcionar um momento terapêutico e de lazer. Além disso, na hora de seguir as receitas, a ideia é também estimular a memória para evitar futuras doenças neurológicas e proporcionar um momento de socialização na cozinha.

“Às vezes eles podem ter dificuldade de comunicação e ao compartilhar receitas entre eles, sentem que estão ativos e resgatam memórias afetivas por meio da culinária”, destaca Barbara.

No cardápio, estão bolos, bolachas ou cupcakes. No último mês, a receita escolhida foi a de cupcakes, com uma produção variada nos sabores de chocolate, fubá e laranja. “Eles não são obrigados a participar, mas são muito participativos e ainda treinam a atenção e coordenação”, ressalta a voluntária.

Com o projeto, a ideia é também incentivar outras ações no município e região, a fim de trazer vida e compartilhar bons momentos com os idosos.

Acompanhe
nossas
redes sociais