“Faça do seu dia poesia”. Este é o tema da 15ª edição da Feira do Livro de Lajeado, lançada na manhã de ontem. Neste ano, o evento ocorre em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais.
A escolha desta temática se deu porque o mês de outubro é significativo para a literatura brasileira. No dia 20, é celebrado o Dia do Poeta. E, no dia 31, o Dia Nacional da Poesia. Além de ser uma homenagem a estas datas, ela reflete os momentos de superação vividos pelas pessoas durante a pandemia.
“Passamos por muitos momentos complicados ultimamente. E a poesia traz uma sensação boa, traz mensagens positivas. E essa é a ideia. Vamos fazer do nosso dia uma poesia, uma coisa boa, alegre”, explica Betina Durayski, gerente do Sesc Lajeado.
Durante o evento de lançamento também foi apresentada a nova marca da Feira do Livro, com cores vivas e que será permanente nas próximas edições.
Patrona
Nesta edição, a patrona da Feira do Livro de Lajeado é a escritora Ana Cecília Togni. Em 2019, ela também foi a escritora homenageada do evento.
Quando recebeu o convite, ela conta que chorou de nervosismo e felicidade. Tia Chica, como é conhecida, é presidente do Conselho Municipal de Cultura de Lajeado e se dedica principalmente à literatura infantil, um dos públicos mais envolvidos nas feiras do município.
“É uma honra representar os escritores de Lajeado e região, neste posição de patrona da feira. Quanto mais nós conseguirmos colocar as crianças próximas dos livros, mais oportunidade elas terão de aprender a gostar de ler. Foi assim comigo, meus pais proporcionaram isso, e assim que eu comecei a gostar de ler e escrever”, diz Tia Chica.
Programação
Neste ano, as atividades serão tanto virtualizadas, com pílulas literárias, quanto presenciais, no Parque dos Dick, onde ocorre o piquenique literário. Espetáculos, contação de histórias, conversa com escritores e comercialização de livros, com a participação de cinco livrarias locais e da região, além de atividades paralelas em parceria com a Univates e Sesc fazem parte da programação.
O evento respeitará as regras sanitárias contra a covid-19, como uso obrigatório de máscara e distanciamento social entre os participantes. A Feira do Livro de 2021 conta com apoio da Univates, ALIVAT, Sicredi Integração RS/MG e Unimed VTRP.