O Lajeadense faz uma excelente fase classificatória da Divisão de Acesso. Restando três rodadas para os mata-matas, o time está virtualmente classificado. Com 9 pontos a disputar, a briga agora é pela liderança do Grupo B.
O páreo é duro. Mesmo na melhor campanha desde que foi rebaixado, o time de Lajeado vê o Guarany na frente em uma primeira fase exuberante. O time de Bagé é a única equipe invicta após 11 rodadas.
Mesmo assim, ainda é possível o Lajeadense terminar na liderança do grupo, ou até com a melhor campanha geral. Para isso, terá de vencer os seus três compromissos e torcer contra a equipe que está na sua frente.
Com 25 pontos, o Guarany tem pela frente Inter-SM, São Gabriel e Guarani. A próxima e a última partida são fora de casa. Já o Lajeadense, na segunda colocação com 21 pontos, terá pela frente São Gabriel, Guarani e Bagé. Apenas o jogo contra o time de Venâncio Aires será em Lajeado.
Em uma projeção, a equipe do Vale terá de vencer todos os jogos e torcer para o time de Bagé não vencer as partidas fora de casa. Desta forma, terminará na liderança. Terceiro colocado com 20 pontos, o Avenida também pode brigar pela liderança, mas possui um calendário mais complicado. São jogos contra Bagé, Inter-SM e São Paulo. Apenas o último em Santa Cruz do Sul.
Humildade para seguir forte
Para o técnico Gelson Conte, a campanha até aqui tirou o peso da classificação das costas dos jogadores. “Estamos classificados e precisamos continuar trabalhando da mesma forma. São três jogos pela frente e vamos tentar fazer da melhor maneira possível”, salienta.
Para o próximo jogo, contra o São Gabriel, o treinador precisará improvisar um atleta na zaga. Iago está suspenso e não há um zagueiro suplente. Segundo ele, o maior desafio nas próximas partidas será manter o equilíbrio para a equipe continuar na mesma batida. “É um time que por ser jovem, é muito intenso. Temos de ter humildade para continuar com o trabalho forte, vencendo para chegar bem no mata-mata.”