Plasticidade e conscientização

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Plasticidade e conscientização

Vale do Taquari

O Governo de Estrela acerta em cheio ao valorizar a escadaria junto ao Rio Taquari. A beleza do espaço é ímpar e o processo de recuperação perpassa administrações municipais. Ou seja, é um consenso, é um projeto de cidade que deu certo e certamente ainda vai gerar muitos bons frutos para toda a sociedade estrelense e regional. E a administração municipal prepara um novo atrativo. Hoje, a Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) inaugura a “Rua das Sombrinhas”, que marca o início das campanhas de prevenção ao câncer nos meses de outubro e novembro.

A abertura oficial ocorre às 17h, na esquina das ruas Coronel Flores e Arnaldo J. Diehl, onde o espaço já está devidamente enfeitado para a campanha. E a plasticidade do cenário faz brilhar os olhos. Carine Schwingel, a Secretária da Secel, cita que a escolha pela sombrinha é simbólica. “A imagem nos lembra que precisamos nos proteger contra o câncer, pois quando diagnosticado com antecedência, tem tratamento e cura. Neste caso, a prevenção é a melhor forma de proteção”, resume a agente pública.

O espaço foi decorado com 200 sombrinhas – 100 rosas e 100 azuis –, que foram fixadas em cabos de aço, de forma intercalada e entre os antigos prédios do complexo da antiga Cervejaria Polar, um ponto que por pouco não foi demolido para a construção do novo Fórum da Comarca, e que hoje chama a atenção de todos pela beleza dos grafites. Definitivamente, o governo e a comunidade de Estrela já entenderam que precisamos estar de frente para o Rio Taquari para apreciar e valorizar a vida. E a campanha contra o câncer não poderia estar em lugar melhor!

Estádio das Cabriúvas

Em Encantado, o vereador Duda do Taxi (MDB) quer mais informações sobre o Estádio das Cabriúvas, a histórica cancha do EC Encantado. Ele quer detalhes sobre a utilização, cedência, repasses financeiros, contrapartidas oferecidas pelo cessionário e também as atividades sociais e esportivas realizadas atualmente no local. O espaço está ocioso se comparado às décadas anteriores, quando o clube ainda disputava jogos contra os grandes do Gauchão.

Em 1974, por exemplo, o gramado recebeu duas partidas contra o poderoso Grêmio FBPA. O primeiro jogo ocorreu no dia 21 de julho e terminou empatado em 1×1. O gol do EC Encantado foi assinalado por Ronaldo Becker, e o gol tricolor foi do lendário atacante Tarciso, o “Flecha Negra”, morto em 2018. A segunda partida ocorreu no dia seis de outubro, com vitória de 2×0 do Grêmio. os gols foram anotados por Tarciso e Humberto Ramos.

Comércio na orla

O governo de Lajeado encaminhou projeto de lei à câmara para autorizar a “concessão de espaço público para a exploração comercial de alimentos e bebidas em geral no Parque Municipal Dr. Ney Santos Arruda”. A nova área de lazer às margens do Rio Taquari será um dos grandes legados do prefeito Marcelo Caumo (PP), e a proposta é um importante passo para consolidar a área. De acordo com o PL, a concessionária assume mediante processo licitatório, e as áreas serão estabelecidas por decreto. Já o valor anual a ser pago pela concessão será anualmente revisado pela administração será destinado para a manutenção, investimentos ou ainda na realização de eventos no Parque.

Plantar é opcional, colher é inevitável

A Câmara de Lajeado passou por uma renovação em 2020. Mas, alguns rostos já conhecidos da sociedade renovaram seus mandatos por mais quatro anos. E isso é do jogo, claro, muito embora a falta de um limite para reeleições seja um dos principais problemas da nossa política nacional. O que chama a atenção é a queda vertiginosa de votos por parte de um ou dois parlamentares que não largam o osso. Acima de tudo, é um sinal claro de que o serviço prestado à comunidade por tais vereadores está cada dia mais irrelevante. E isso não é por acaso. Afinal, o apoio incondicional a ex-governos corruptos e o alto grau de demagogia e empáfia pesam no momento do voto.

Navegação segura

O fim de semana foi movimentado no Rio Taquari. Em Lajeado, dezenas de pessoas aproveitaram o sábado e o domingo de sol para apreciar a nova e belíssima orla, e também para levar as embarcações para o leito do rio. Lanchas, Jet-Skis, balsas e caiaques dividiam de forma harmoniosa o espaço. É uma prática que vem crescendo e ainda carece de melhor infraestrutura para garantir ainda mais segurança aos navegadores. E uma das principais reivindicações é a iluminação sob a ponte da BR-386, especialmente para o acesso e a saída da Marina do Vale.

Rebanhos saudáveis

O projeto de lei que institui o “programa de acompanhamento Genético e Sanitário do Rebanho Bovino e Suíno do Município de Encantado” permaneceu em pauta na sessão passada. Na segunda-feira, aliás, o secretário municipal da Agricultura, Odocir Bagatini, acompanhado da servidora da pasta, Angélica Sfoglia, foram até o plenário para dirimir algumas dúvidas dos vereadores. A importante matéria deve ser votada na próxima semana.

Acompanhe
nossas
redes sociais