Ao menos quatro municípios do Vale vão receber recursos do Programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente, provenientes do Tesouro do Estado. Na fase inicial, Lajeado vai ser beneficiado por ter uma das 32 maiores populações. Este grupo dividirá a quantia de R$ 1,6 milhão para a realização de 12 mil esterilizações de animais de famílias em situação de vulnerabilidade social. Imigrante, Teutônia, Taquari e outras 172 localidades terão acesso aos valores em um momento posterior. As quantias por cada cidade não foram divulgadas.
Os principais objetivos consistem em firmar convênios entre o Estado e os municípios para atender os animais e conscientizar as pessoas sobre os sofrimentos aos quais os bichos, muitas vezes, são expostos. Também está prevista a formação e qualificação uma equipe técnica para combater os maus-tratos e elaborar políticas públicas para protegê-los.
“Sujeitos de direito”
De autoria da Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, a ação é considerada inédita. Durante o lançamento, ocorrido na segunda-feira, 27, a titular da pasta, Regina Becker, frisou que o projeto foi possível por conta de um ato institucional. Em janeiro deste ano, o Piratini sancionou uma lei complementar sobre o assunto. “Os animais são sujeitos de direito e merecem a nossa atenção. Eles trazem sentido e alegria para a vida e nos ajudam a enfrentar os momentos de dificuldade”, salientou Becker.
Conforme o governador Eduardo Leite (PSDB), o governo pretende atuar continuamente e de forma perene, com novos aportes financeiros para tornar o “Melhores Amigos” mais forte e amplo. “É preciso que tenhamos o controle populacional para possibilitarmos condições de vida digna aos animais. Temos de formar essa consciência de proteção aos animais e levá-la adiante”, encerra. A vereadora de Lajeado, Ana da Apama (MDB), destacou que se trata de um avanço da causa animal em nível estadual e reforça a luta por melhores condições de vida aos bichos.