Principal competição de categorias de base do país, a Copa Piá iniciou nesse sábado com a disputa das categorias 2011 e 2012. Foram 21 jogos que levaram pais e atletas ao Parque do Imigrante, em Lajeado.
Um dos pais que esteve presente foi Cristiano Quadri. Em 1991, como atleta, participou pela primeira vez da Copa Piá. Durante os anos em que jogou coleciona troféus de destaque, artilheiro e campeão. Trinta anos depois, as lembranças são revividas com o filho Brayan.
Nesse sábado, o jogador do Rui Barbosa fez a estreia na competição junto com a categoria 2011. “Toda vez que o Brayan entra em quadra, sinto o mesmo frio na barriga e as mesmas lembranças de 1991. É muito gratificante ver o meu filho manter a tradição da Copa Piá.”
Sobre o torneio, Quadri destaca que ele oportuniza competição e diversão para as crianças. “É um dos principais campeonatos do país. Fiquei muito feliz em ver que o time do meu filho se classificou para final.”
A competição
Em virtude da restrições por causa da covid, a Copa Piá neste ano mudou o formato. Em cada sábado, duas categorias definem os finalistas. Nesse sábado foi a vez da 2011 e 2012, em ambas a final será entre Acessus Grêmio e Rui Barbosa. Já Madre Bárbara enfrenta a Alaf na disputa do terceiro lugar no 2012. No 2011 o confronto será entre Pratas da Casa e Nova Estrela. As finais e disputa do terceiro lugar estão agendadas para o dia 30 de outubro.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2021/09/2021_09_28_Ezequiel-Neitzke_copa-pia-2-400x600.jpg)
Cristiano Quadri acompanhou o filho Brayan nas partidas (Foto: Ezequiel Neitzke)