A cidade de Lajeado nasceu de frente para o Rio Taquari. Mas, apesar da beleza daquele espaço natural, nas últimas duas décadas a população lajeadense parece ter ficado um tanto distante do seu principal manancial hídrico, que também é um dos mais bonitos cartões-postais do Vale do Taquari. Desde a construção da ciclovia, ainda no início da década de 90, foram tímidos os investimentos na orla e a falta de manutenção e atrativos acabou por afastar os visitantes. E tudo mudou a partir de 2018.
O prefeito Marcelo Caumo, ainda em primeiro mandato, acertou em cheio ao incorporar a área verde localizada na esquina das ruas Bento Gonçalves e Osvaldo Aranha, onde hoje já é possível visualizar o futuro Parque Ney Arruda. O terreno abrigava um banhado e servia tão somente para o uso de drogas e ponto de prostituição. A degradação daquele local auxiliou, inclusive, para a fuga da sociedade, que deixou de lado o seu rio em função da insegurança gerada pelos diversos terrenos baldios próximos à orla.
E se o parque já fora um incentivo e tanto para a reocupação do espaço, a obra de ampliação da marina do Porto dos Bruder, e a criação de um surpreendente espaço para passeio quase ao nível do leito do rio consolidaram a retomada do local pela sociedade lajeadense. O fim de semana registrou a presença de centenas de pessoas no novo “caminhódromo” da cidade, que ainda não está 100% pronto. Famílias, namorados, pescadores e turistas dividiam o espaço em harmonia, apreciando a vista para a ponte ou para o porto de Estrela, além de um pôr do sol verdadeiramente abençoado.
O novo passeio, que surgiu quase por acaso após uma sequência de episódios pitorescos (enchente histórica de 2020, reforma da eclusa de Bom Retiro do Sul e até a estiagem), tem tudo para ser um marco histórico do mesmo tamanho e impacto do Parque Professor Theobaldo Dick, iniciado na gestão do ex-prefeito, Cláudio Pedro Schumacher, pai da atual vice-prefeita, Gláucia Schumacher. A bem da verdade, a nova orla lajeadense tem potencial para se tornar um dos principais pontos turísticos, culturais e gastronômicos do Vale do Taquari. Desde que resista às enchentes, claro!
Novo mirante
A cidade de Encantado ganha um novo atrativo turístico. Trata-se do Mirante da Ferradura, em Linha Chiquinha, na propriedade da família Garibotti. No fim de semana, um grupo de encantadenses visitou o local por intermédio do Departamento de Turismo da cidade. Eles foram contemplados em um sorteio realizado entre os participantes de uma palestra organizada pela ACIE-E e prefeitura.
Parabéns, Imicol!
No domingo, o Corpo de Bombeiros Voluntários Imicol completou 10 anos de associação em prol das comunidades de Estrela e Imigrante. Nas redes sociais, a entidade agradeceu ao apoio dos os colaborares, moradores e empresários que auxiliam a equipe. “Queremos agradecer a esse grupo de homens e mulheres, atualmente nosso Operacional, que todos os dias deixam suas casas, de forma totalmente voluntária, para cumprirem sua missão de salvar e proteger, mesmo com o risco da própria vida, por amor a essas comunidades, ao seu povo e ao seu dever”.
Mudanças em Estrela
Conforme antecipamos, Júlio Saldanha, ex-Secretário de Esportes, Cultura e Lazer (Secel) de Estrela, Júlio Saldanha, está de volta ao Executivo. Ontem, no dia de lançamento da 7ª Multifeira, o suplente de vereador pelo PV foi nomeado Coordenador de Esportes da Secel. Já Sílvio Schilling, funcionário público aposentado e ex-presidente da Aspume, assumiu Cargo em Comissão (CC) na Secretaria de Educação.
Agressão nas obras da orla
Jornalista e assessor parlamentar da Câmara de Lajeado, Marcos Ruschel afirma ter sido agredido e ameaçado na manhã de ontem. Ele filmava a movimentação dos caminhões que transportam as pedras necessárias ao novo passeio da orla do Rio Taquari. O agente público recebeu diversas denúncias de que os veículos trafegam com “cargas pela metade”. Segundo ele, um dos motoristas da empresa terceirizada desceu do veículo e lhe desferiu dois socos no rosto.
Ruschel estava cumprindo uma das funções básicas do poder legislativo: a fiscalização das obras custeadas pelo contribuinte lajeadense. E nada justifica agressões. Quem firma contrato com o poder público precisa saber que a fiscalização pode e deve partir de qualquer cidadão, e não apenas de quem assina o cheque e contrata o serviço. Agora, cabe ao poder público apurar as denúncias e, acima de tudo, reforçar a própria fiscalização. Não podemos aceitar dúvidas sobre tão importante obra.
Gabinete nas ruas
O governo de Teutônia realiza hoje a 3ª edição do Projeto Gabinete na Rua. A ação ocorre na Comunidade da Linha São Jacó, das 13h30min às 16h30min. Segundo o prefeito, Celso Forneck (PDT), o Executivo busca o diálogo aberto e a proximidade com as comunidades. No sábado passado, o governo se reuniu com comerciantes da Rua Maurício Cardoso, no bairro Teutônia.