Transformar as diversas atrações turísticas em um produto único regional. Este é o grande desafio do Vale do Taquari para consolidar a região entre os principais destinos do país. O surgimento de novos empreendimentos e a consolidação de roteiros e atrações impulsionam o setor e despertam a atenção de viajantes de outras regiões e até de fora do Rio Grande do Sul.
A consolidação do turismo passa, além da integração, por ações que evidenciam a vocação turística e o potencial de cada local. A campanha “Temporada Primavera-Verão – Céu, sol e cores”, lançada pela Associação dos Municípios para o Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), é mais um passo nesta caminhada.
Passada a euforia dos gestores e empreendedores por tirar do papel um novo plano, agora é hora de colocá-lo em prática. Num curto prazo, segundo o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, ações fortes de divulgação serão feitas nos eventos que ocorrem pela região.
“Estaremos atuando em eventos, sejam eles culturais, gastronômicos ou de negócios, que tenha circulação de pessoas. É trabalhar para fazer uma divulgação efetiva da região. E também pretendemos fazer ações pelo Estado e fora dele”, afirma Arenhart, que garante. “Aqui tem vida o ano todo. Temos atrações para os 365 dias”.
Qualificação e projeto único
Em 2020, foi lançado o projeto PromoTur, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Vales do Taquari e Rio Pardo. Graças à iniciativa, ações voltadas ao turismo são desenvolvidas na região. Uma delas é um projeto de qualificação das empresas.
“Já temos 50 empresas participantes. Elas recebem consultorias e qualificações. E também trabalhamos com um grupo de seis agências de viagens, para a comercialização de pacotes da região. Nosso trabalho é de suporte a elas”, destaca Diego Zenkner, gestor de projetos do Sebrae.
Além disso, para 2022, diferentes entidades preparam um grande projeto para o turismo. Conforme Zenkner, cada uma terá o seu papel dentro do planejamento, desde a qualificação da mão de obra até a criação de novos produtos turísticos. O projeto unirá Amturvales, Sebrae, entidades como Emater/RS-Ascar, Senar e Senac, além da Uergs de Encantado e prefeituras da região.
O primeiro passo será a efetivação orçamentária de municípios e entidades. “Tudo isso para que ele fique redondinho. A intenção é começar na segunda quinzena de janeiro, e provavelmente ele se renovará a cada ano”, explica Zenkner. Para financiá-lo, o Sebrae buscará apoio de pelo menos duas grandes empresas da região.
Um projeto piloto será lançado, com sete municípios da região. Zenkner não antecipou quais farão parte da estratégia inicial, de promoção e comercialização da região. “Todos os prefeitos já deram o ok. Eles serão os porta-vozes e nós ficaremos mais como suporte”, revela.
Gastronomia e roteiro cervejeiro
Dois atrativos terão uma atenção especial nestas ações projetadas para impulsionar o turismo local. Uma iniciativa será voltada à gastronomia. O formato ainda é discutido, mas será de forma itinerante, com participação dos restaurantes de cada município.
“A ideia é explorar os municípios com a temática gastronômica específica. Por exemplo, em Estrela, cinco restaurantes servirão o cardápio típico alemão, com um preço bacana, padrão para todos”, comenta.
Já na parte de bebidas, setor que cresce na região, a intenção é criar um grande roteiro cervejeiro. “Isso está há muito tempo no discurso, mas ainda não saiu do papel”, admite Arenhart. A própria escolha do local para lançamento da campanha na quarta-feira, indicou o potencial destes locais. A sede da Salva Craft Beer, em Bom Retiro do Sul, foi o palco da cerimônia.
“Divisor de águas”
Sócio de uma agência de viagens e turismo de Imigrante, Jairo Luciano Gärtner acredita que a região vive um momento único. Atribui a consolidação do Vale como destino turístico no pós-pandemia, sobretudo, pelo Trem dos Vales e o Cristo Protetor de Encantado, dois empreendimentos com grande potencial de atração de turistas.
A empresa existe desde 2006, mas aposta no turismo receptivo há pouco mais de uma década. “Antes não tínhamos uma âncora. Sempre tivemos boas opções para apresentar aos viajantes, mas estes dois representam um divisor de águas para a região. O Cristo abriu os braços para o mundo e nos trouxe novas possibilidades, e o trem deve efetivar os passeios regulares”, aponta.
Gärtner mostra satisfação ao ver a região como um novo polo turístico e acredita numa recuperação do setor, bastante afetado pela pandemia. “Para nós foi muito prejudicial, mas agora estou esperançoso. As coisas começaram a andar e o Vale é o novo destino, que há muito tempo trabalhávamos”, afirma.