O próximo ano letivo vai começar com novidades no Colégio Madre Bárbara, de Lajeado. Os alunos dos Níveis 4 e 5 da Educação Infantil vão integrar o Programa Bilíngue, por meio do Bright Futures, da Oxford, com conteúdos interdisciplinares e integrados simultaneamente, proporcionando um maior contato dos pequenos com a Língua Inglesa.
Conforme a vice-diretora Simone Faleiro, atualmente, o colégio oferece um período semanal e, a partir de 2022, as nove turmas contempladas, com cerca de 100 alunos, terão três períodos por semana. “Lives, webinars, estudos, seminários, reuniões com a equipe da Oxford, alinhando a proposta da Educação Infantil da Rede ICM ao Programa Bilíngue, é nosso foco no momento”, enfatiza.
A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Vanessa Ely, salienta que a instituição sempre ofereceu o convívio e o ensino com a Língua Inglesa na Educação Infantil. “Acreditamos que é justamente nesta etapa da Educação Básica que as crianças mais têm condições de novas e grandes aprendizagens. A ampliação da carga horária favorecerá a oferta de possibilidade de integração com o currículo, bem como de aprendizagem personalizada. O Colégio Madre Bárbara acredita muito no potencial da infância e no respeito a esta importante etapa da Educação Infantil.”
Integração com o currículo
Vanessa acrescenta que o colégio avalia há tempo a implantação de um Programa Bilíngue. “Porém, queríamos algo que não agredisse a infância e o tempo de permanência da criança na escola. Tempo este que deve ser de qualidade, onde todas as linguagens sejam desenvolvidas, mas sem uma ‘saturação’ de nenhuma delas. Encontramos neste programa uma resposta significativa ao que buscamos, com situações lúdicas, integradas ao currículo escolar, permitindo que a professora também participe das situações oferecidas.”
Para toda a vida
A vice-diretora acrescenta que é na etapa da Educação Básica que as crianças realizam as maiores conexões cerebrais e que, se bem orientadas, as aprendizagens perdurarão e integrarão o conhecimento para toda a vida. “O ensino da língua inglesa, aliado com a consolidação da língua materna, estimula as funções cognitivas das crianças e facilita a troca da língua ao se comunicar. Nesta etapa, sabemos o quanto o ‘brincar’ é importante e esta será uma das linguagens fundamentais no ensino do segundo idioma.”
Marcela Fischer com o mascote Monkey (créditos: Renata Leal/divulgação)
Entusiasmo
Formada em Letras pela Univates, a professora de Inglês da Educação Infantil do colégio, Marcela Fischer, está entusiasmada com o Ensino Bilíngue. “É meu segundo ano na escola e minhas expectativas são as melhores. O inglês já faz parte da rotina das nossas crianças, mas a partir de 2022 passaremos de um para três períodos de aulas de 50 minutos por semana, com possibilidades muito maiores de integração e aprendizagem.”
A professora salienta que quanto mais os pequenos são expostos e interagem com um novo idioma, melhor. “As crianças aprendem de modos diferentes. Por isso, contamos com diferentes materiais para ensinar, e com o Programa Bilíngue teremos ainda mais recursos e sugestões de projetos, com o incremento de atividades, como contação de histórias, músicas, jogos, flashcards e livros com materiais destacáveis para montar, criar e imaginar.”
Para outros cursos
A vice-diretora do Madre Bárbara antecipa que a ideia é, gradativamente, estender aos outros cursos o Programa Bilíngue. “Em 2023 a intenção é implantar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, já que nos Anos Finais já temos carga horária estendida (quatro períodos), bem como o nivelamento no Ensino Médio”, reforça Simone.
ENTREVISTA:
Três perguntas para a coordenadora do Prograna Bilíngue da Oxford, Sandra Borges:
– Qual o método de ensino que será utilizado?
A metodologia do Programa Bilíngue BRIGHT FUTURES está pautada numa abordagem construtiva e comunicativa. A competência comunicativa da criança é desenvolvida de uma maneira lúdica e envolvente, através da organização de assuntos e temas nos quais a língua e o conteúdo são trabalhados de forma integrada. Os objetivos são focados na comunicação e experimentação como parte de uma visão abrangente da jornada pedagógica.
– O que a parceria irá agregar na educação dos pequenos?
Para que os alunos tenham sucesso no mundo atual, eles precisam desenvolver um conjunto de habilidades globais que lhes permitam ir além do que as disciplinas escolares tradicionais podem oferecer. A incorporação do Bright Futures ao Colégio Madre Bárbara irá oportunizar o desenvolvimento de todas essas habilidades por meio de uma educação plurilíngue e intercultural. Essa prática será possível porque os professores participam de formações pedagógicas constantes.
– Como tem sido outras experiências desse tipo oferecidas pela Oxford?
As escolas adotantes do Bright Futures destacam o sucesso do aprendizado de seus alunos com relação à língua inglesa, assim como todas as oportunidades de trabalhos interdisciplinares. Essas atividades são possíveis, pois o corpo docente conta com o apoio dos materiais da Oxford University Press pautados no que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, alunos de todo o Brasil têm um programa sistematizado de conteúdos interdisciplinares e materiais específicos, que visam a formação global e bilíngue.
“Nesta etapa, sabemos o quanto o ‘brincar’ é importante e esta será uma das linguagens fundamentais no ensino do segundo idioma.” Simone Faleiro, vice-diretora
“Acreditamos que é justamente nesta etapa da Educação Básica que as crianças mais têm condições de novas e grandes aprendizagens.” Vanessa Ely, coordenadora pedagógica da Educação Infantil