O que a levou a ser guia de turismo?
Em 2009, dando um novo sentido à vida, me vi diante da oportunidade de cursar o Técnico de Guia de Turismo pelo Senac de Lajeado. Por feliz coincidência, foi fundada a Faculdade La Salle em Estrela, em 2010, com a instalação da graduação Tecnólogo em Gestão de Turismo, na qual cursei e me formei em 2013.
O que é o melhor da profissão para você?
O melhor de trabalhar com o turismo é poder acolher e receber pessoas, mostrar o lugar que nos é tão importante, e dividir informações, indicações, além de fornecer dados para que o visitante tenha também a melhor impressão e experiência em sua estadia.
Qual a primeira viagem que lhe encantou?
Por se tratar de estudar turismo e conviver com colegas e professores queridos, minha viagem ao Uruguai com a turma de aula de guias foi uma experiência inesquecível.
O turismo está muito em pauta no Vale do Taquari, e você tem uma forte atuação na região. Se sente um pouco responsável por isso?
Me sinto sim. Tive a sorte de começar minhas atividades profissionais na área em uma época em que prefeituras, Amturvales e outras forças locais, públicas e privadas, se preparavam para a missão que hoje vemos em franco desenvolvimentos e fomento, que era a de criar, organizar e gerenciar as atividades turísticas aqui no Vale do Taquari.
O que fez você optar por ficar no Vale ao invés de desbravar outras regiões?
Desde 2010 trabalhei com guiamento de grupos visitantes, na região do Vale do Taquari. Optei por ser guia de turismo receptivo, e não emissivo, para melhor prestar serviços locais, imprimindo a marca do bom acolhimento na região.
Como tem sido a atuação no Centro de Atendimento ao Turista?
Trabalhei um período passado quando o Centro de Atenção ao Turista estava instalado no Shopping. Agora, pela Amturvales, continuo prestando serviços no Centro de Atendimento ao Turista no Parque Histórico de Lajeado. Essa tem sido uma experiência de crescimento e envolvimento com o público e entidades ligadas ao turismo.
Qual o seu sonho dentro da profissão?
Meu sonho é poder continuar colaborando com o que já aprendi e vivenciei sobre o Vale do Taquari. Da sua gente, costumes, culturas e crenças, repassando e propagando a quem por aqui passar o que temos de melhor. Acompanhando e fazendo parte desse momento atual, que é o fortalecimento dos municípios que estão cada vez mais unidos para de maneira sólida e efetiva trabalharem o turismo.