A parlamentar Ana Azambuja (MDB) encaminha ao governo municipal proposta para substituir os veículos com tração animal, como cavalos, por outros meios de transporte. A iniciativa promete melhorar o trânsito nas vias e resolver problemas de maus-tratos aos equinos.
“Faz duas semanas, recebemos uma denúncia de uma carroça, que entrega sucatas, sem condições do cavalo caminhar. Eles não tem nem o trato necessário, nem alimentação necessária”, relata a vereadora.
O projeto prevê o cadastramento de condutores de carroças em até 12 meses. Essas pessoas passariam por programas de inserção no mercado de trabalho por meio de políticas públicas, parcerias e convênios.
Após dois anos de implementação do programa, o trânsito de veículos de tração animal seria vetada. De acordo com Ana, o município deve encontrar alternativas a cidadãos que dependem de carroças para o sustento. “A proibição não seria possível sem uma solução para essas pessoas”.
O anteprojeto prevê penalidades. O condutor da carroça teria o veículo recolhido, assim como o animal. Também há possibilidade de aplicação de multa.
Tramitação
A proposta tramita como um anteprojeto, uma sugestão ao governo municipal. O Executivo pode analisar a matéria, acrescentar ou remover itens, além de modificar parte do projeto e, então, retorna ao Legislativo.
A ideia está nesses moldes para evitar que seja vetado. Em 2017, um projeto semelhante apresentado por cinco vereadores não foi acatado pelo prefeito.
Outra matéria parecida foi à votação em 2019. Foi aprovada na câmara e derrubada na justiça por meio de Ação direta de inconstitucionalidade (Adin) por vício de iniciativa. A proposta gerava custos ao governo municipal.
Alternativa às carroças
Uma das sugestões da vereadora é inspirada na prefeitura de Canoas. O município implementou, em 2019, um programa para retirar as carroças das ruas. As pessoas cadastradas puderam trocar os veículos puxados por animais por triciclos.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2021/09/2021-09-22-divulgacao-veiculos-de-tracao-600x400.jpg)
Em Canoas, veículos com tração animal foram trocados por triciclos (Foto: Divulgação)