As mãos sujas de terra são resultado do plantio feito na tarde de ontem, 21. Guardiões ambientais mirins participaram da ação que celebrou o Dia da Árvore. No total, 150 mudas da espécie ipê amarelo foram plantadas na Avenida dos Ipês, no bairro Montanha.
A atividade faz parte do programa Lajeado Mais Verde e tem como objetivo promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto no manejo adequado das plantas existentes quanto no plantio de novas mudas. O projeto começou em 2017. Desde então, já foram plantadas cerca de 1,8 mil mudas de árvores pela cidade.
As árvores plantadas ontem se somam às 110 mudas plantadas na Avenida Aury Stürmer na semana passada. Estas 260 árvores integram um lote de mil mudas que serão plantadas em avenidas e vias de Lajeado nas próximas semanas.
Os guardiões mirins
Um dos objetivos da ação é criar vínculos entre as crianças e o meio ambiente. Para algumas delas, esta foi a primeira vez na vida que tiveram a oportunidade de plantar uma árvore.
“Cada guardião pôde plantar uma árvore e deixar um legado em Lajeado. Eles vão poder acompanhar o crescimento delas e depois continuar com atitudes positivas, se tornando atores sociais ambientalmente conscientes”, diz a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello.
Este é o primeiro ano do projeto Guardiões Ambientais Mirins. As atividades ligadas a meio ambiente e sustentabilidade são desenvolvidas com alunos de 10 a 12 anos, estudantes da rede municipal de ensino. As oficinas são ofertadas no contraturno escolar. Nesta primeira edição, 12 crianças estão inscritas e se formam em fevereiro. Em março do ano que vem, uma nova turma começa com as ações.