Nesta quinta-feira, 23, o município de Lajeado voltará a disponibilizar vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com 17 anos completos ou mais. Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu autonomia aos municípios para que decidam sobre a vacinação de menores, este grupo voltará a ser atendido nos postos de saúde para imunização.
A vacinação não é obrigatória, e a família tem liberdade para decidir o que fazer. Jovens de 17 anos não precisam apresentar documento de autorização dos pais nem precisam estar acompanhados, apenas deverão ter consigo documento de identidade e carteirinha de vacinação.
Além dos adolescentes de 17 anos, idosos residentes em lares estão recebendo a dose de reforço por meio de equipes da Secretaria da Saúde que estão fazendo a vacinação no local.
Outra mudança a partir desta quinta-feira é a antecipação do intervalo entre as duas doses da Pfizer, que passa de 10 semanas para 8 semanas. Assim, a partir desta quinta-feira, quem tomou a primeira dose de Pfizer até o dia 29/07 já poderá fazer a segunda dose. O intervalo da Coronavac permanece em 4 semanas e da Oxford em 10 semanas.
VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA QUINTA-FEIRA, 23/09:
QUEM PODE FAZER:
- Primeira dose: qualquer pessoa com 17 anos completos ou mais residentes em Lajeado
- Segunda dose de CoronaVac: para quem fez a primeira dose até 26/08
- Segunda dose de Fiocruz/Oxford/AstraZeneca: para quem fez a primeira dose até 15/07
- Segunda dose de Pfizer: para quem fez a primeira dose de Pfizer até o dia 29/07
LOCAIS DE VACINAÇÃO E VACINAS DISPONÍVEIS EM CADA UNIDADE:
Primeira dose:
- Postos do Centro e São Cristóvão
Segundas doses:
- Oxford/AstraZeneca: Postos do Centro, São Cristóvão e Montanha
- Coronavac: Postos do Centro, São Cristóvão e Montanha
- Pfizer: Postos do Centro e São Cristóvão