Estrela sedia, a partir desta quinta-feira, 23, a final do Miss Universo Rio Grande do Sul. O concurso de beleza elegerá a representante gaúcha ao Miss Universo Brasil, um dos mais tradicionais concursos de beleza feminina. Dividido em cinco episódios, o Miss será gravado em diferentes pontos turísticos do município até domingo, 26. Além do Miss Universo RS, Estrela sediará as finais do Broto RS e do Mister RS, programações que ocorrerão nos meses de outubro e dezembro deste ano.
O coordenador estadual do Miss Universo, Marcelo Soes, explica que Estrela foi escolhida como sede do concurso por conta das atrações turísticas e culturais. Segundo ele, locações como a Cascata da Santa Rita, a Escadaria de Estrela, o Complexo Polar e o próprio Memorial de Estrela são os ingredientes para dar forma à retomada dos concursos presenciais. “Estamos muito felizes com a recepção de Estrela e com as locações que o município oferece. Será um grande concurso, que dará projeção estadual ao município”, conta.
Ao todo, 13 candidatas concorrem à coroa de Miss Universo RS. As concorrentes chegam ao município nesta às 13h desta quinta. Elas serão recepcionadas no Estrela Palace Hotel, onde ficarão hospedadas até domingo. Após a chegada ocorre um city tour por pontos turísticos do município. “Às 18 horas, haverá a apresentação oficial das candidatas à comunidade, na área coberta do Parque Princesa do Vale. Este evento é aberto, para que Estrela receba as candidatas do Miss Universo RS”, convida a secretária Especial de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel.
Seis jurados acompanharão as provas das candidatas. Estas provas serão gravadas na Sociedade Ginástica Estrela (Soges), Complexo Polar e no Estrela Palace Hotel. “São espaços que têm características marcantes, e ajudarão a compor o cenário ideal para o Miss Universo RS. Foram pontos indicados pelo próprio município”, complementa Soes, coordenador Estadual do Miss Universo.
O concurso será transformado em uma minissérie em cinco capítulos. O conteúdo será transmitido pelo perfil do Instagram oficial do Miss Universo RS (@missuniversors), de 29 de setembro a 2 de outubro. Já a final será exibida pelo canal do Miss Universo no YouTube, ao vivo, em 3 de outubro. “Este é o concurso mais tradicional do País. São 68 anos de tradição e a etapa estadual é uma das mais aguardadas, pela tradição da beleza das mulheres gaúchas”, pontua o coordenador.
Um reinado de dois anos
Atual Miss Universo RS, a estrelense Bianca Beatriz Scheren revela estar ansiosa com o início do concurso. Eleita em 2019 e detentora da coroa durante todo o ano de 2020 – que por conta da pandemia não teve etapa estadual –, ela prepara-se para a despedida do reinado de dois anos. “Quanto mais perto do concurso chegar, mais aumenta minha ansiedade. Tenho certeza que qualquer uma das 13 meninas representará muito bem o nosso Estado”, diz Bianca.
A estrelense reside hoje em São Paulo. Após o título, as oportunidades profissionais abriram-se para Bianca, que ainda mantém laços fortes com o município. “Meus pais e familiares residem em Estrela e eu, sempre que posso, vou visitá-los. Para mim é uma honra entregar a minha faixa no município em que eu nasci e que tenho tanto orgulho de representar”, comenta.