A CCR ViaSul divulgou, nesta terça-feira, 21, vídeo que mostra como são feitas as detonações para duplicação da BR-386 entre Marques de Souza e Lajeado. O cronograma de obras desta semana prevê detonações nesta terça-feira, 21, na quarta-feira e no sábado, todas com início previsto para 14h.
As obras no local já duram 60 dias e são cercas de 600 trabalhadores, diretos e indiretos, que fazem o trabalho. Nos locais e momentos em que é possível, acontecem mais intervenções ao mesmo tempo.
Em Marques de Souza, entre os kms 325 e 332, são realizadas as ações de supressão vegetal e detonação de rochas, em outros, onde serão implantadas as novas pontes, a instalação das novas estruturas já acontece em conjunto com as intervenções de drenagem.
Cinco detonações já foram realizadas, onde serão retirados cerca de 142 mil m³ de rochas. Até agora, aproximadamente 13,5 mil m³ de rochas já foram detonados. Estão previstos cerca de R$ 300 milhões nas obras de duplicação deste primeiro trecho.
As equipes de terraplenagem atuam na colocação e compactação das camadas de aterro de até 8 metros de altura em alguns locais. Essas equipes prepararão o solo para receber as primeiras camadas do pavimento.
Até 2030, mais de 165 quilômetros da BR-386, entre Carazinho e Lajeado, serão duplicados, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão.
Veja vídeo abaixo: