Semana mobiliza 20 mil pessoas e marca a retomada de eventos

FESTEJOS FARROUPILHAS

Semana mobiliza 20 mil pessoas e marca a retomada de eventos

Para o município e entidades organizadoras, êxito na programação dá segurança para novas atividades públicas de grande porte

Semana mobiliza 20 mil pessoas e marca a retomada de eventos
Acampamento Farroupilha encerrou ontem à noite, após sete dias de atividades no Parque dos Dick (Foto: Renata Lohmann)
Lajeado

A comunidade iniciou cedo os festejos de 20 de Setembro na manhã de ontem. Ainda antes das 9h, cerca de 350 cavalarianos já se preparavam para desfilar pelas ruas do município, na cavalgada que marcou o encerramento da 3ª Semana Farroupilha de Lajeado. A última programação foi na noite de ontem, com a extinção da chama crioula e a apresentação musical do grupo Alma Crioula, no Parque dos Dick.

Entre os cavalarianos, estava a estudante Ana Luiza Immich, 19, com a égua Magali. Tradicionalista desde criança, faz nove anos que participa dos desfiles farroupilhas ao lado do padrasto.

“Estamos nos preparando há tempo. Eu gosto de participar porque é um dia muito importante para a nossa tradição”, destaca a menina que também foi acompanhada pela mãe e pela irmã mais nova.

A cavalgada iniciou no Parque Ney Santos Arruda, passou pelas avenidas Júlio de Castilhos, Senador Alberto Pasqualini e Benjamin Constant e teve fim no Parque dos Dick.

Ao chegarem ao Acampamento Farroupilha, os cavalarianos foram recebidos pela comunidade e uma cerimônia com autoridades municipais. De cima do cavalo, o prefeito Marcelo Caumo destacou a consolidação do parque como um símbolo de Lajeado, e um espaço para compartilhar bons momentos.

Na programação do evento, que iniciou dia 14, estavam 10 espetáculos. Entre eles, a primeira edição do Show Farroupilha em Movimento, com Daniel Torres e Borghettinho.

Depois de 1 ano e 8 meses

Nos sete dias de evento, o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel destaca a circulação de cerca de 20 mil pessoas no Acampamento Farroupilha montado no parque. Público semelhante ao da última edição.

Para ele, a exemplo de 2019, o evento deste ano foi um sucesso. O secretário garante que, mesmo sendo o marco da retomada dos eventos oficiais de forma presencial no município, tudo ocorreu como planejado.

“É muito especial que os eventos estejam voltando com a Semana Farroupilha, porque é uma data que cultivamos nossas tradições, como a música, dança e a culinária”, destaca. De acordo com Reckziegel, o último evento oficial totalmente presencial do município foi o aniversário de Lajeado, em janeiro de 2020. São quase 1 ano e 8 meses com atividades suspensas ou em formatos online e híbrido.

O secretário destaca que o evento veio para permanecer. “Vamos buscar crescer a cada ano, mas sem perder a qualidade. E, assim, consolidar a nossa Semana Farroupilha para ficar entre os melhores do RS”.

Segurança e integração

Quem também esteve na organização da Semana Farroupilha foi a Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha de Lajeado (AMTG). De acordo com o presidente da entidade e patrão do Piquete Morro Santo, Daniel Armindo Becker, a avaliação do evento é positiva.

Com o acompanhamento das secretarias de saúde e segurança pública, ele destaca o cumprimento dos regulamentos que possibilitou à comunidade festejar o Dia do Gaúcho. “A palavra que mais resume esse evento é integração. Foi um momento de reencontro entre amigos que não se viam há muito tempo. O sentimento agora é de felicidade e gratidão”, ressalta.

Ele também destaca o Movimento Tradicionalista como um dos mais fortes do país e do mundo e acredita que nos pŕoximos anos, o município possa trazer cada vez mais participantes e atrações ao evento.

De olho nos próximos eventos

Passada a Semana Farroupilha, o município se prepara para a Feira do Livro de Lajeado, programada para ocorrer entre os dias 13 e 17 de outubro, e para as festividades de Natal, no fim do ano.

“A expectativa é muito boa, pois a semana farroupilha foi um teste importante. Lógico que fizemos tudo com muita responsabilidade e cautela, e isso nos dá uma segurança para que os próximos possam ter esta característica, para voltarmos com as atividades presenciais”, destaca Reckziegel.

Acompanhe
nossas
redes sociais