Semana do Trânsito aborda respeito a ciclistas e pedestres

Conscientização

Semana do Trânsito aborda respeito a ciclistas e pedestres

Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) lança campanha com tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Municípios da região programam atividades

Semana do Trânsito aborda respeito a ciclistas e pedestres
Em Teutônia, um carro batido no Centro Administrativo alerta condutores. Foto: Divulgação
Vale do Taquari

Três das seis maiores cidades do Vale promovem atividades alusivas à conscientização do trânsito até o próximo domingo, 26. Taquari concentra os trabalhos nas escolas municipais. Teutônia já iniciou as ações no sábado passado, 18, e Arroio do Meio abre a programação amanhã, 22.

A Vale Log é uma das organizadoras da Semana do Trânsito de Arroio do Meio. Estão previstas apresentações de teatro, simulações de trânsito com kart na rua coberta e uma carreata agendada para o próximo sábado, 25.

“O maior protege o menor”, esse é um dos lemas do responsável pelo treinamento dos caminhoneiros da Vale Log, Ricardo Fleck. O trabalho dele é focado em orientações para direção defensiva.

Para o instrutor, as más condutas no trânsito fazem parte da educação da comunidade. Entre as práticas condenadas por Fleck estão o excesso de velocidade, uso do celular ao volante e a falta de respeito com os pedestres.

Lajeado e Estrela não terão atividades. Já em Encantado, uma reunião hoje entre os secretários municipais define a programação.

Educação para evitar tragédias

A proximidade das áreas urbanas com rodovias como as ERSs 128. 129 e 130 e a BR-386 preocupa especialistas de trânsito do Vale do Taquari. O diretor do Trânsito de Teutônia, Carlos Peixoto, comenta os desafios enfrentados pelo município.

“As rodovias são responsabilidade da EGR, das concessionárias, ou do Daer. A gente não consegue fazer muitas coisas nos trevos”.

O município organiza “pedágios educativos” em semáforos e pontos estratégicos, além de programas de conscientização nas escolas. No sábado passado, 18, foi inaugurado o “símbolo da imprudência”, um carro batido estacionado ao lado da câmara de vereadores busca alertar motoristas sobre o risco de acidentes.

Com bairros afastados, o deslocamento por estradas é comum a motoristas, ciclistas e pedestres. Os acidentes de trânsito são recorrentes no município. Neste ano, foram 59 acidentes com lesões corporais e um óbito. Em 2020, foram 138 sinistros no trânsito. Duas pessoas morreram e 96 ficaram feridas.

Acompanhe
nossas
redes sociais